O GÊNERO RESENHA COMO POTENCIALIZADOR DA EXPRESSÃO LITERÁRIA NA ESCOLA

Autores

  • Polyana Sampaio da Silva SCRIMIM
  • Ely Alves MIGUEL

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1465

Resumo

O presente artigo discute a importância da leitura literária na escola e a utilização do gênero resenha como atividade motivadora dessa prática. Como menciona Cosson (2014), após a leitura de um texto, há a necessidade de uma apreciação, de um posicionamento a respeito dessa obra e a resenha surge como uma estratégia significativa de compartilhamento de informações em relação ao texto lido, principalmente no campo da literatura. Para Machado, Lousada e Abreu-Tardelli (2004), resenhar implica em resumir e opinar, de maneira argumentada, com base no texto original. Aliás, a leitura literária é polissêmica. Isso propicia a identificação de diferentes leitores com o mesmo texto e, consequentemente, a produção de sentidos distintos, a partir das diferentes possibilidades de cada leitor interpretar a mesma obra. Desse modo, a escrita e divulgação de resenhas na escola proporciona a valorização do trabalho dos alunos escritores, incentivando novos leitores a fazer parte dessa atividade. Todavia, ler textos literários, de maneira autônoma, e divulgar esses conhecimentos nos vários espaços de circulação, nos formatos adequados, constituem desafios para profissionais, família e sociedade.

Palavras-chave: Leitura. Literatura. Resenha.

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Publicado

2016-10-05

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

O GÊNERO RESENHA COMO POTENCIALIZADOR DA EXPRESSÃO LITERÁRIA NA ESCOLA. (2016). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 3(1). https://doi.org/10.30681/relva.v3i1.1465