LITERATURA E ENSINO: AS MÚLTIPLAS FACES DA LEITURA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1737Resumo
No meio educacional sempre houve grande preocupação no que tange ao processo ensino aprendizagem da leitura, assim, nossa proposta é abordar a relevância da literatura na formação de leitores no Ensino Médio, mais especificamente da Escola Estadual Dr. Ytrio Corrêa no município de Alto Garças-MT., enfatizando a influência do professor na formação de leitores nesta escola, observando suas práticas de leitura, empenho, estratégias. As entrevistas foram realizadas por meio de questionários direcionados aos alunos de todas turmas das três etapas do Ensino Médio, assim como para os professores de todas as disciplinas. A carência e até mesmo a ausência da leitura tem incomodado em todos os segmentos desta Unidade Escolar. Este trabalho apresenta a literatura como fator relevante para a formação do aluno-leitor e o professor como mediador de conhecimento através de suas práticas criativas em sala de aula, por exemplo, na seleção de textos. Assim, o aluno pode despertar o gosto pela leitura literária. O professor amplia a visão de seus alunos ao agregar e trocar conhecimento e textos com professores de outras disciplinas, ou seja, a interdisciplinaridade. O gosto pela leitura, especificamente a leitura literária, abre um caminho para que o leitor vítima venha ser um leitor crítico, porque a literatura contempla diversos conhecimentos, relações e intertextualidades. O aluno que lê tem um melhor desempenho para reconstruir e criar textos, interpretar e analisar, debater e se realizar quanto sujeito na sociedade.
Palavras-chave: Leitor. Literatura. Interdisciplinaridade.