REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO EM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR

Autores

  • Vera Cristina de QUADROS

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1739

Resumo

Neste texto objetiva-se socializar algumas reflexões sobre letramento matemático, na relação com a formação inicial de professores de matemática, na perspectiva da Educação Matemática. Mediante as leituras e estudos realizados sobre esta temática, constata-se que uma formação inicial comprometida com a busca e consolidação de práticas de educação matemática que promovam justiça social, na medida em que concebe a proficiência matemática além das concepções usuais (fazer contagens, medidas, comparações e resolução de exercícios) é um grande desafio aos cursos de Licenciatura em Matemática. Argumenta-se sobre a Educação Matemática como alternativa para a justiça social, sendo este o contexto que propicia a construção do conceito de letramento matemático. A partir do conceito de letramento matemático proposto por Gonçalves (2010), apresenta-se a perspectiva de um ensino que promova o letramento matemático através o currículo trivium - literacia, materacia e tecnoracia, consoante com as proposições da Etnomatemática e da Matemática Crítica (vertentes da Educação Matemática). Por fim, apresenta-se uma tentativa de aproximação entre letramento matemático e formação inicial de professores de matemática com a proposição de uma Licenciatura em Matemática que propicie discussões e práticas pedagógicas voltadas ao letramento para a docência em matemática. Redimensiona-se o conceito de letramento, direcionando-o para o processo de ensino e aprendizagem da docência em Matemática, abarcando os saberes, competências e habilidades adquiridas para a atuação profissional como professor de Matemática na perspectiva crítica, de inclusão, de garantia da aprendizagem da matemática a todos os alunos, de democratização do saber, da justiça social e de conscientização.

Palavras-chave: Educação Matemática. Letramento Matemático. Letramento para a Docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-31

Como Citar

QUADROS, V. C. de. (2017). REFLEXÕES SOBRE LETRAMENTO EM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSOR. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 3(2). https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1739

Edição

Seção

ARTIGOS