PROPOSTAS PEDAGÓGICAS FUNDAMENTADAS NA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v3i2.1745Resumo
Este estudo teve como principal objetivo refletir acerca das Propostas Pedagógicas dos Cursos Técnicos no âmbito do Sistema de Ensino de Mato Grosso, de 2012 a 2014. O principal instrumento para a realização da pesquisa parte da análise dos “Relatórios de Verificação in loco” emitidos pelas Comissões Verificadoras do Conselho Estadual de Educação/MT para fins de Autorização para oferta dos Cursos Técnicos na forma integrada, concomitante e subsequente, tendo como ponto de partida o trabalho como princípio educativo, fundamentado nas Diretrizes Nacionais para a Educação Básica como caminho para superar a dualidade estrutural existente no ensino brasileiro. Como resultados foram observados: as dificuldades quanto a superação entre a prática e teoria, além da relação, conflituosa, com fatores sócio econômicos como base para seleção e escolha da oferta de Cursos da Educação Profissional de Nível Médio. Observou-se que as Propostas Pedagógicas dos Cursos Técnicos se distanciam das perspectivas definidas pelas Diretrizes Nacionais para a Educação Profissional de Nível Médio, sobretudo na relação entre educação e trabalho e a superação da dualidade entre o ‘saber’ e o ‘fazer’ no ideário sócio educacional. Foi possível observar que as metodologias que fundamentam as organizações curriculares não conseguem romper com a fragmentação do conhecimento presente nas propostas curriculares, em sua maioria organizada por competências e habilidades.
Palavras-chave: Educação Profissional. Educação e Trabalho. Proposta Curricular. Legislação Educacional.