UMA REFLEXÃO QUANTO AS PRINCIPAIS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS PROFESSORES DE SALA DE AULA REGULAR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Identificar dificuldades para pensar soluções

Maria Aparecida R. ZULIAN, Thaís Zulian Nunes VEDOVATTO, Elaine Cristina de Ávila SILVA

Resumo


O presente artigo tem como objetivo visualizar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores de salas de aula regulares no processo de inclusão escolar e identificar a partir deste cenário possibilidades de soluções. Assim, foi realizada uma pesquisa na internet utilizando palavras-chaves relacionadas ao tema, em busca de artigos recentes que apontam tais dificuldades ainda vividas nas escolas, para a realização de uma revisão bibliográfica. Como resultado da pesquisa, pode-se perceber que ainda há muitas barreiras a serem quebradas para que haja qualidade no processo de inclusão de alunos com deficiência nas classes comuns, como: formação de professores, infraestrutura, recursos pedagógicos, números elevados de alunos em sala, baixos salários e falta de comunicação entre os profissionais. Nota-se que as políticas públicas garantem os direitos, mas não a eficiência na execução deste processo. O aspecto de maior relevância da pesquisa foi quanto à formação dos professores, os quais se mostraram inseguros em trabalhar com este alunado. Considerando a análise dos dados percebe-se que é de grande valia investir na formação de professores, buscando formações técnicas e principalmente humanas, incentivando assim, um olhar diferenciado, sensível voltado para o potencial do aluno e não somente para a deficiência.

Palavras-chave: dificuldades, professor de sala de aula regular, dificuldades da inclusão escolar e políticas de inclusão escolar.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN: 2359-0041

INDEXADORES: