ATIVIDADES DO PROJETO “SER AGRO” DO CURSO DE AGRONOMIA COM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2579Resumo
A evasão e a reprovação dos acadêmicos do curso de Engenharia Agronômica, em áreas de conhecimento específicas, motivaram a prática de pesquisa e extensão acerca do objeto deste estudo. As dificuldades encontradas em disciplinas relacionadas às áreas de ciências exatas e a falta de compreensão de sua importância no processo de formação e profissionalização da área de Engenharia Agronômica. Assim, este estudo teve como objetivo promover o entendimento dos alunos de ensino médio nas áreas bases de engenharia e também estimular a formação de engenheiros agrônomos o município de Cáceres-MT. Para isso, a metodologia consistiu em treinamento dos bolsistas e formação de turmas de alunos com atividades didáticas e palestras. Sendo definida como escola de ensino médio parceira a escola estadual “Onze de Março”. Foram realizadas seleções para escolha de tutores/alunos da escola para participarem de capacitações com a equipe do projeto e posterior integração com os demais alunos, a partir de atividades envolvendo matemática e física. Isto para promover a inserção destes no curso de curso de Agronomia, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso em Cáceres-MT, foi demonstrado resultados positivos na interação desenvolvida como conhecimento dos alunos secundarista sobre o curso de engenharia e de Agronomia da UNEMAT, relevância das matérias das disciplinas exatas do ensino médio para a entrada e manutenção nos cursos de engenharia, os alunos universitários puderam vivenciar uma situação de integração, atividade extensionista e trabalho em equipe.
Palavras-Chave: Ensino de engenharia, matemática, física, aprendizado.