FORMAÇÃO DE PROFESSORES POTENCIALIZADA PELO USO DAS TECNOLOGIAS DE REDE: UM RECORTE DAS AÇÕES E EXPERIÊNCIAS DO SUBPROJETO PIBID/PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2580Resumo
Este texto apresenta recorte de análises dos resultados de uma pesquisa realizada com bolsistas de iniciação à docência - doravante IDs -, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto proposto pelo Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Juara-MT. A pesquisa teve como objetivo analisar os diferentes usos das Tecnologias de Rede (TRs), na formação inicial de professores, especificamente nas ações formativas de bolsistas IDs do PIBID, assim como compreender em que situações formativas e de que forma as TRs foram inseridas nas trajetórias de formação inicial de professores. A pesquisa é de cunho qualitativo, associada ao método narrativo, razão pela qual a produção dos dados qualitativos da pesquisa deu-se por meio de entrevista Grupo Focal (GF). O conjunto de dados produzidos na pesquisa aponta que durante o processo de formação, os bolsistas IDs vivenciaram ações formativas que objetivaram ampliar os repertórios de conhecimentos sobre o uso das Tecnologias de Rede (TRs), os recursos da Web 2.0, interfaces digitais interativas em espaços digitais de aprendizagem online. Essas experiências formativas contribuíram para que esses bolsistas fossem incluídos na cultura digital e tivessem contato com os recursos próprios da cibercultura, visto que proporciona novas formas de aprender e ensinar em diferentes situações de aprendizagem, bem como agrega conhecimentos necessários com vistas a possibilitar uma atuação docente com a utilização dos recursos característicos dos tempos ciberculturais.
Palavras-chave: Formação de professores. Tecnologias Digitais. Web 2.0. PIBID.