TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: O USO DAS TIC NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Jairo BRIZOLA
  • Kátia Morosov ALONSO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2581

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa de mestrado que analisou as práticas pedagógicas do professor do ensino médio tendo as Tecnologias de Informação e Comunicação como mediadoras dessas práticas, a partir das concepções de Lévy, Kenski, Hargreaves, Veen e Vrakking, Fantin e Rivoltella. Tais concepções dão conta de que, ao longo da história, a humanidade passou por inúmeras revoluções culturais que alteraram a maneira de viver, de pensar, de trabalhar e de interagir do ser humano, tanto com o conhecimento como com seus iguais e, em cada uma dessas revoluções a humanidade adequou suas ideias às concepções epistemológicas da nova ecologia. Os estudos teorizam que o professor, para poder orientar os seus alunos a agirem socialmente, passou a mediar sua prática pedagógica, com as novas tecnologias. Para a organização do estudo realizou-se uma pesquisa baseada no método da observação participante com professores da Escola “Mário Spinelli”, de Sorriso-MT. A análise demostra que os sujeitos do estudo entendem as TIC como excelentes recursos que podem melhorar ou mesmo transformar a prática pedagógica. No entanto, na maior parte do tempo, durante as observações, usaram as tecnologias para expor, pesquisar e, em alguns casos compartilhar as informações. Os resultados mostram ser necessárias reformulações em muitas práticas adotadas pelos professores consideradas inadequadas à sociedade e aos estudantes digitais. Reformulações estas, que poderão provocar mudanças pedagógicas, que alterarão o modelo de transmissão-memorização-fixação-reprodução de conteúdo, criando uma prática pedagógica baseada na criatividade e inventividade, objetivando a criação e o compartilhamento de conhecimentos.

Palavras-chave: Revoluções Culturais. TIC. Práticas Pedagógicas. Ensino Médio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2017-08-28

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO: O USO DAS TIC NO ENSINO MÉDIO. (2017). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 4(1). https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2581