PROTOCOLOS VERBAIS COMO MEDIAÇÃO NA COMPREENSÃO LEITORA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2582Resumo
O referente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida à disciplina Aspecto Sociocognitivo e Metacognitivo da Leitura e da Escrita que faz parte do currículo do mestrado profissional em Letras – Profletras. O trabalho discorre sobre o desempenho na leitura realizada com alunos de 7º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Sinop/MT. Tem como objetivo verificar se problemas na decodificação influenciam negativamente na compreensão de textos escritos e a importância da mediação através da produção de andaimes para a construção do sentido textual. Utilizou-se a pesquisa interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008) e protocolos de leitura verbais concorrente com três alunos, um com dificuldade acentuada na leitura, outra aluna com dificuldade mediana e com uma aluna com leitura proficiente. Durante a entrevista, analisou-se que a decodificação realizada com dificuldade influencia na compreensão, uma vez que decodificar as palavras é o primeiro momento para a compreensão (SOLÉ, 1998), mas que a mediação favorece o desenvolvimento da compreensão leitora. Verificou-se também que alunos com fluência na leitura de textos escritos ativam o processo cognitivo e realizam atividades metacognitivas para buscar a compreensão textual.
Palavras-chave: Compreensão textual. Decodificação. Mediação.