PROTOCOLOS VERBAIS COMO MEDIAÇÃO NA COMPREENSÃO LEITORA

Autores

  • Rosimeri Mirta FISCHER
  • Leandra Ines Seganfredo SANTOS
  • Cezenir Carlos de SIQUEIRA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2582

Resumo

O referente artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida à disciplina Aspecto Sociocognitivo e Metacognitivo da Leitura e da Escrita que faz parte do currículo do mestrado profissional em Letras – Profletras. O trabalho discorre sobre o desempenho na leitura realizada com alunos de 7º ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Sinop/MT. Tem como objetivo verificar se problemas na decodificação influenciam negativamente na compreensão de textos escritos e a importância da mediação através da produção de andaimes para a construção do sentido textual.  Utilizou-se a pesquisa interpretativista (BORTONI-RICARDO, 2008) e protocolos de leitura verbais concorrente com três alunos, um com dificuldade acentuada na leitura, outra aluna com dificuldade mediana e com uma aluna com leitura proficiente. Durante a entrevista, analisou-se que a decodificação realizada com dificuldade influencia na compreensão, uma vez que decodificar as palavras é o primeiro momento para a compreensão (SOLÉ, 1998), mas que a mediação favorece o desenvolvimento da compreensão leitora. Verificou-se também que alunos com fluência na leitura de textos escritos ativam o processo cognitivo e realizam atividades metacognitivas para buscar a compreensão textual.

Palavras-chave: Compreensão textual. Decodificação. Mediação.

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Publicado

2017-08-28

Como Citar

FISCHER, R. M., SANTOS, L. I. S., & SIQUEIRA, C. C. de. (2017). PROTOCOLOS VERBAIS COMO MEDIAÇÃO NA COMPREENSÃO LEITORA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 4(1). https://doi.org/10.30681/relva.v4i1.2582

Edição

Seção

ARTIGOS