Apresentação Revista de Educação do Vale do Arinos

Autores

  • Albina Pereira de Pinho SILVA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Juara-MT
  • Angela Rita Christofolo de MELLO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v4i2.2822

Resumo

Prezados/as Leitores/as

 

O volume 4, número 2 da Revista de Educação do Vale do Arinos (RELVA), publiciza artigos que versam diferentes contextos da realidade educacional brasileira a partir de pesquisas realizadas no âmbito de qualificações docentes em nível de doutorado, de mestrado e de especializações. Com pesquisadores de diferentes instituições, linhas e grupos de pesquisas, as temáticas abordadas nos artigos provocam reflexões acerca de práticas docentes interconectadas com a literatura, a paraliteratura, a literacia digital e demais recursos tecnológicos vinculados à utilização da internet no campo educacional.

O artigo “Práticas literárias evidenciadas em alunos do Ensino Fundamental II: análises e reflexões para o letramento literário na escola”, de autoria de Maria Lenir de Farias Rodrigues e Genivaldo Sobrinho Rodrigues, traz o resultado de uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo com análises das práticas literárias dos estudantes do Ensino Fundamental II, da Escola Estadual Jorge Amado, localizada no Município de Sinop- MT. Dentre os pertinentes indicadores apontados está o incentivo dos professores para a promoção da leitura literária, visto que os resultados denotam que essa prática ainda é elementar. Nos aspectos relativos à produção textual, os indicadores alertam que quase 100% dos estudantes não se interessam por essa prática.

De autoria de Denis Alves Farias, o artigo “O texto literário e estética da recepção: um encontro entre os cânones e a paraliteratura” teve como problematização inicial uma pesquisa que constatou como é realizado o trabalho da literatura no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso - Câmpus de Juína e sua relação com os principais envolvidos: estudantes, docentes e bibliotecário. De posse desses resultados, realizou-se um trabalho em conjunto com professores de Literatura dos primeiros anos do Ensino Médio cujo objetivo foi a efetivação de práticas de letramento literário por meio de novas metodologias fundamentadas em Rildo Cosson, Roxane Rojo, Regina Zilberman, dentre outros. As análises consideraram que a leitura cerceia os diferentes espaços em vários formatos, suportes e gêneros, sendo essencial uma postura inovadora em sala de aula, de forma a relacionar a paraliteratura e os gostos dos estudantes em consonância aos clássicos e contemporâneos.

No artigo “Quem pratica a violência? Quem são as vítimas? Uma conversa com alunos, professores e policiais que atuam no Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA Silva Freire” a autora Kelen Regina Araújo e o autor Josivaldo Constantino dos Santos analisam a violência e suas possíveis vítimas.  O lócus da investigação foi o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Benedito Sant’Ana da Silva Freire – Sinop – MT. Com a compreensão de que a violência pode estar relacionada aos fatores sociopolíticos e econômicos, para compreender as possíveis vítimas e agressores no espaço investigado policiais, professores e estudantes foram entrevistados. Concluem que nesse contexto não há como apontar vítimas ou agressores, pois a violência adentra os portões do CEJA de uma forma que todos que convivem neste espaço sentem-se, direta ou indiretamente, atingidos por suas manifestações. Segundo os autores, em todos os grupos entrevistados há uma parcela da responsabilidade sobre as situações violentas ocorridas dentro da escola, contudo esta provém de meios externos, e está intrínseca ao ambiente escolar.

Com o tema “Sistema de informação gerencial: estudo de caso do subsistema Gestão de Planejamento e Orçamento (GPO) na Escola Estadual Comendador José Pedro Dias” as autoras Ana Maria de Lima e Bruna da Silva Souza e o autor Luiz Antônio de Campos, por meio de um estudo de caso, analisaram como ocorre o uso do subsistema de informação GPO na referida escola. O GPO é um sistema de informação utilizado em toda rede estadual de educação no Estado de Mato Grosso. O módulo analisado diz respeito especificamente à gestão financeira nas escolas, uma atividade administrativa realizada em organização do setor público. A pesquisa descritivo-exploratória descreveu e explorou um ambiente de gestão pouco conhecido na literatura. As técnicas de coleta de dados foram entrevistas, observações e análise documental. Os resultados apontam que o subsistema GPO tem se mostrado eficaz na gestão financeira da escola. Contudo, há deficiência no processo de treinamento dos usuários e ineficiência na estrutura de internet no município, aspectos que dificultam o desenvolvimento das funções e atividades administrativas do setor financeiro.

De autoria de Aletheia Paula Lapas Prado, o artigo “O documento em movimento: o uso do videoclipe nas aulas de história” tem como objetivo apresentar o videoclipe como um documento histórico e um instrumento de aprendizagem, a fim de oferecer ao estudante condições de participar do processo do “construir” a História, como auxiliar no constante exercício da leitura, análise e interpretação textuais. Com a pretensão de inovar as abordagens metodológicas nas aulas de História a autora relata a experiência de uma proposta didática do Ensino de História, realizada com a finalidade de debater a relevância do uso dos documentos na sala de aula, no sentido de possibilitar aos estudantes o contato com outras sociedades e temporalidades, além de permitir uma reflexão acerca do trabalho do historiador e inovar no uso de diversas fontes históricas como registros textuais, iconográficos ou materiais.

No artigo “Análise da integração da literacia digital no Ensino Secundário em Moçambique” os autores Franco Simbine e Armando Zavala e a autora Margarete Axt apresentam resultados de um estudo realizado com professores de duas escolas do Ensino Secundário de Moçambique com o objetivo de analisar a integração das tecnologias digitais na educação como ferramentas de auxilio no processo de aprendizagem nas referidas escolas. Com informacões coletados por meio de um questionário, avaliou-se o nível de utilização das tecnologias digitais dos professores em suas práticas docentes. Os resultados demostraram que mesmo existindo algumas limitações das escolas, a integração das tecnologias digitais tem um potencial para auxiliar o professor no seu trabalho e melhorar a aprendizagem dos estudantes. Contudo, a sua utilização no ensino ainda não alcançou os níveis desejados devido a inúmeros fatores circunstanciais, relacionados, frequentemente, com o maior ou menor entusiasmo dos professores em face da (in)existência de meios, recursos, incentivos e financiamentos nas escolas pesquisadas.

Os autores Armando Zavala, Rodolfo Salgado e António Manjate e a autora Margarete Axt apresentam no artigo “Pautas eletrônicas: proposta tecnológica para gestão do aproveitamento pedagógico escolar em Moçambique” resultados de um estudo sobre a utilização da pauta eletrônica como instrumento de registro dos resultados de avaliação escolar para melhorar gestão do aproveitamento pedagógico. Em Moçambique a pauta eletrônica está em consonância com os critérios estabelecidos no atual Regulamento Geral de Avaliação do Ensino Secundário e pode ser utilizada em diferentes contextos de avaliação, seja em escolas localizadas nas cidades em que algumas disciplinas profissionalizantes não são lecionadas, ou em escolas localizadas do meio rural que lecionam disciplinas profissionalizantes diferentes das escolas das cidades. Os resultados do estudo demonstram que a experiência realizada nas escolas secundárias que utilizaram a pauta eletrônica gerou o resultado final apresentado em forma de ficha resumo de informação de notas. Com isso, a ferramenta pode melhorar a gestão do aproveitamento pedagógico escolar.

           

Com o desejo de boas leituras!

 

Profas. Dras. Albina Pereira de Pinho Silva e Ângela Rita Christofolo de Mello

Organizadoras

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-03-25

Como Citar

SILVA, A. P. de P., & MELLO, A. R. C. de. (2018). Apresentação Revista de Educação do Vale do Arinos. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 4(2). https://doi.org/10.30681/relva.v4i2.2822

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>