APRESENTAÇÃO DA REVISTA DE EDUCAÇÃO DO VALE DO ARINOS

Autores

  • Albina Pereira de Pinho SILVA Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/Juara-MT
  • Jairo Luis Fleck FALCÃO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v5i1.3141

Resumo

A edição da Revista de Educação do Vale do Arinos (v. 5, n.1, jan./jun. 2018) compõe-se de dez artigos assim descritos:

O primeiro artigo intitulado “Os espaços de participação mobilizados pela gestão escolar: a necessidade de descentralização de poder como ação democrática e participativa para tomadas de decisões na escola” Amós Santos Silva e Nayanne Raísa da Silva Alves Batista buscam compreender os espaços de participação que a gestão escolar organiza para as tomadas de decisões, sob a perspectiva da gestão escolar de uma escola municipal de Caruaru-Pernambuco. Os dados da pesquisa evidenciaram que as participações dos diversos atores da comunidade escolar (pais, alunos, funcionários) nas decisões é praticamente nula, uma vez que são chamados apenas em reuniões semestrais ou para prestigiar apresentações, gerando uma isenção da responsabilidade por parte desses que delegam para a equipe gestora toda a tomada de decisão. Desse modo, a pesquisa aponta que o planejamento participativo encontra-se ainda preso aos discursos sobre sua prática e essa materialização ainda é um desafio a se efetivar.

O segundo artigo “Cultura histórica e a função social da escola: uma reflexão empírica com jovens de Ensino Médio”, de autoria de Matheus Mendanha Cruz, promove uma reflexão sobre a relação da Cultura Histórica com a formação escolar. Para isso, a autora levantou dados empíricos por meio de questionários aplicados em escolas de Ensino Médio da região dos Campos Gerais-PR no ano de 2017. Os dados da pesquisa apontam que a escola mantém um modelo benéfico ao capital cultural da elite em detrimento dos da classe minoritária. 

Leila Cristina Aoyama Barbosa Souza no texto “A formação da cidadania na educação profissional: reflexões a partir de uma experiência no MEDIOTEC” discute a importância e ocorrência da formação cidadã no ensino técnico por meio do relato das vivências ocorridas na disciplina “Fundamentos para a Vida Social e Profissional” em uma turma de Técnico em Agropecuária do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC/MedioTec).  Com base nos princípios teóricos da Educação Crítica, descreve-se o processo de construção e desenvolvimento do plano de ensino da disciplina e alguns registros das sessões de observação realizadas pela professora. Nos dizeres da autora, esse processo configura-se como etapa fundamental da práxis pedagógica e para adoção da postura de professor-pesquisador.

No artigo “trabalho infantil: consequências na aprendizagem de alunos de uma escola pública de Cáceres-MT” Leandro dos Santos e Rosilda dos Santos analisam a influência do trabalho infantil na aprendizagem de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Cáceres-MT. Esse estudo teve a participação de 18 alunos e da professora responsável pela turma, a quem coube estabelecer diálogos informais com a diretora, coordenadora pedagógica e demais profissionais da escola. Os dados da pesquisa evidenciaram casos que podem caracterizar trabalho infantil proveniente da desigualdade social, que, para ser combatido independentemente da origem, não pode prescindir dos instrumentos jurídicos, dos estatutos e dos programas sociais.

Vagner Moraes Farias, no texto “Educação ambiental: socializando práticas educativas na infância” promove uma abordagem sobre as práticas educativas acerca da educação ambiental na educação infantil. Tratar sobre o assunto na primeira etapa da educação básica tornou-se uma prática necessária, pois as crianças da atualidade têm externado seus anseios e descontentamentos com alguns comportamentos adotados pelos adultos. Foi pensando nesse descontentamento, que se propôs a uma turma de educação infantil – com idades entre quatro e cinco anos e onze meses – de uma escola da rede municipal de educação, atividades que possibilitassem uma reflexão sobre a atual situação local e ações objetivando a diminuição das problemáticas existentes.

Adriana Massaê Kataoka, Emanuele Chaia, Juliana Mara Antonio e Sirlei Aparecida de Lima Antonieli - no sexto artigo denominado “Relato de experiência de uma oficina desenvolvida com acadêmicos de ciências biológicas sob a perspectiva da complexidade na educação ambiental” -,  compartilham relato e tecem reflexões sobre o desenvolvimento de uma oficina de Educação Ambiental (EA) ofertada aos acadêmicos do curso de Ciências Biológicas com base na real situação em que se encontra o momento sociocultural contextualizado à concepção de complexidade de Edgar Morin. O estudo evidenciou a relevância que exercem ações voltadas para a formação inicial em EA dos acadêmicos de Ciências Biológicas, visto que as propostas intervencionistas contribuem consideravelmente para minimizar as carências encontradas nas licenciaturas nesse campo do saber. Além disso, o estudo evidencia a ampliação da concepção de EA para percepções mais complexas.

Em “Lixo e desperdício: fazendo contas”, Jacilda de Siqueira Pinho e Sirley Vanni Lima, com base nos estudos da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, evidenciam que a questão do desperdício de alimentos contribui para a degradação do ambiente, atrai insetos, roedores e outros vetores de doenças, o que ocasiona problemas à saúde pública. A pesquisa, com duração de três anos, teve como objetivo promover situações de aprendizagem voltadas para o desenvolvimento sustentável, a fim de mobilizar os estudantes a se empoderar da concepção de consciência ambiental. Durante as aulas foram usados recursos audiovisuais com a finalidade de sensibilizar os estudantes em relação ao desperdício. Os dados do estudo apontam que no ano de 2010, o período matutino apresentou maior índice de desperdício; em 2011, houve uma redução de 65% do desperdício em relação ao ano anterior.  Em 2012, a redução foi de 60% em relação ao ano inicial da pesquisa.

Diego Rodrigo de Oliveira e Adelino Francklin no artigo intitulado “A internet e a rádio escolar como mídias aplicadas ao processo de ensino e aprendizagem” analisam as possibilidades de uso da Internet e a Rádio Escolar na educação básica em uma escola pública de ensino. A defesa dos autores, neste texto, é de que o uso da Rádio Escolar e da Internet no ambiente escolar proporcionem maiores benefícios a escola e, por conseguinte, amplie a participação dos alunos nas aulas, promova a diminuição da evasão escolar, a redução de casos de indisciplina, o interesse dos alunos pelos estudos e o desenvolvimento do espírito de cooperação entre eles. 

No texto Feira tecnológica: experiência da utilização do projeto loja smart nas cantinas das escolas moçambicanas, Antonio Manjate, Leo Mualule e Armando Zavala compartilham uma pesquisa sobre uma feira tecnológica, um evento desenvolvido por alunos e professores da disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) da Escola Secundária da Liberdade no Município da Matola província de Maputo, Moçambique. Essa feira teve como objetivo fazer uma nova abordagem na integração das TICs no processo ensino e aprendizagem nas escolas moçambicanas, com vistas a aproximar as atividades da escola na solução das diferentes preocupações da comunidade na qual ela está inserida. Nesta feira, os alunos foram desafiados a desenvolver o Projeto denominado Loja Smart, que permite gerir os produtos de venda na cantina da escola. 

Fecha-se esta edição o texto “Fábulas: valor educativo e cultural” de autorias de Vanessa Galvani da Silva, Adriana Ester Lopes e Marcela Crepaldi de Oliveira, as autoras compreendem a literatura infantil como uma ferramenta educacional de extrema importância, e com ênfase no gênero literário Fábula, o trabalho destaca a relevância desse gênero, uma vez que possibilita um excelente trabalho pedagógico para os alunos do Ensino Fundamental. O entendimento das autoras é de que o resultado da educação de valores na educação infantil e também nos primeiros anos do Ensino Fundamental está em ajudar as crianças a se desenvolverem como pessoas humanas, com vistas a contribuir com um desenvolvimento harmonioso de todas as dimensões do ser humano.  O estudo destaca, ainda, a literatura infantil como um meio de reconhecimento do Homem na sociedade em que ele vive, por isso é um recurso que reafirma valores, costumes e conceitos da sociedade. 

Desejamos uma excelente e prazerosa leitura ao público interessado nesta edição!!!
 
Juara-MT, 22 de setembro de 2018.
 
Albina Pereira de Pinho Silva

Jairo Luis Fleck Falcão

Coordenadores da edição

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-07

Como Citar

SILVA, A. P. de P., & FALCÃO, J. L. F. (2018). APRESENTAÇÃO DA REVISTA DE EDUCAÇÃO DO VALE DO ARINOS. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 5(1). https://doi.org/10.30681/relva.v5i1.3141

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>