OS ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO MOBILIZADOS PELA GESTÃO ESCOLAR: A NECESSIDADE DE DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER COMO AÇÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PARA TOMADAS DE DECISÕES NA ESCOLA

Autores

  • Amós Santos SILVA
  • Nayanne Raísa da Silva Alves BATISTA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v5i1.3142

Resumo

Objetivou-se neste trabalho compreender quais os espaços de participação que a gestão escolar organiza para as tomadas de decisões, de modo que se buscou identificar como a gestão escolar de uma escola municipal de Caruaru-Pernambuco entende a participação, ao passo que caracterizamos como são planejadas as atividades para tomadas de decisões e identificamos os sujeitos escolares que participam das atividades de planejamento e quais suas respectivas funções. Metodologicamente a pesquisa contou com nove sujeitos/participantes: 03 funcionários da gestão (gestora, secretária, coordenadora); 02 docentes (D1, D2); 02 alunos (A1, A2) e 02 pais de alunos (P1, P2). Tendo como instrumento de coleta de dados a observação participante, com registro em diário de campo, a entrevista do tipo semiestruturada e tratando os referidos dados a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1979). Conforme as categorias analíticas desveladas a partir da inferência e interpretação dos dados evidenciou-se que às participações dos diversos atores da comunidade escolar (pais, alunos, funcionários) nas decisões é praticamente nula, uma vez que são chamados apenas em reuniões semestrais ou para prestigiar apresentações, gerando uma isenção da responsabilidade por parte desses que delegam para a equipe gestora toda a tomada de decisão. Compreendíamos a priori que a prática cotidiana de problemas discutidos, que há tanto tempo se dava de forma diferenciada e que havia descentralização de poder de forma democrática e participativa (algo presente nas falas da gestão), foi revelada fragilizada através da convivência com atores do cenário em foco, de modo que concluímos que o planejamento participativo encontra-se ainda preso aos discursos sobre sua prática e essa materialização ainda perdurar para se efetivar.

Palavras-chave: Espaços de Participação. Gestão Escolar Democrática. Descentralização nas decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza D. A. de. Etnografia da prática escolar. Papirus Editora. 2008.

BARDIN, Laurence. 1979. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

BOBBIO, Norberto. O Futuro da Democracia: uma defesa das regras do jogo. Trad. Marco Aurélio Nogueira. 6ª Edição. Editora Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1997

BOTLER, Alice Happ. Organização, Financiamento e Gestão Escolar: subsídios para a formação do professor. Editora Universitária UFPE. Recife. 2007.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996 – 5 ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010. Disponível em:<https://www.puc-campinas.edu.br/midia/arquivos/2013/abr/proavi--lei-n-93941996.pdf>. Acesso em: 04 Abril 2017.

BRASIL. Secretaria de Educação - SEB. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Conselho escolar, gestão democrática da educação e eleição de gestores. 2004.

FERREIRA, Naura S. Capareto. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 8ª Ed. Editora Cortez. São Paulo. 2013

FISCHER, Sulivan Desirée.; GUIMARÃES, Maria do Carmo Lessa. A construção da gestão autônoma das escolas públicas brasileiras: um estudo nas escolas de ensino fundamental em Santa Catarina. In: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, v. 29, n. 1 (2013).

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 2ª Ed. Editora Cortez. São Paulo. 2005.

LUCK, Heloísa. A gestão participativa na escola. 11ª Ed. Editora Vozes. Rio de Janeiro. 2013.

Downloads

Publicado

2018-10-07

Como Citar

SILVA, A. S., & BATISTA, N. R. da S. A. (2018). OS ESPAÇOS DE PARTICIPAÇÃO MOBILIZADOS PELA GESTÃO ESCOLAR: A NECESSIDADE DE DESCENTRALIZAÇÃO DE PODER COMO AÇÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA PARA TOMADAS DE DECISÕES NA ESCOLA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 5(1). https://doi.org/10.30681/relva.v5i1.3142

Edição

Seção

ARTIGOS