RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA DESENVOLVIDA COM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Adriana Massaê KATAOKA
  • Emanuele CHAIA
  • Juliana Mara ANTONIO
  • Sirlei Aparecida de Lima ANTONIELI

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v5i1.3147

Resumo

A Educação Ambiental (EA) é um campo do saber que, por essência, carrega a interdisciplinaridade e a complexidade. Assim, necessita de embasamentos coerentes com a sua demanda, porém muitas vezes é trabalhada de modo conservador e sem reflexões. O presente artigo tem como objetivo relatar e refletir a aplicação de uma oficina de Educação Ambiental (EA) para acadêmicos do curso de Ciências Biológicas com base na real situação em que se encontra o momento sociocultural, relacionando com a concepção de complexidade de Edgar Morin. Para isso, foi utilizado o método de pesquisa-ação, que segundo Thiollent (2002, p. 75), “com a orientação metodológica da pesquisa-ação, os pesquisadores em educação estariam em condição de produzir informações e conhecimentos de uso mais efetivo, inclusive ao nível pedagógico”, que neste caso se construiu por meio de debate, exposição de conteúdo, imagens, atividades em subgrupos e vídeos. Notou-se a relevância de ações voltadas para a formação inicial em EA dos acadêmicos de Ciências Biológicas, visto que intervenções pedagógicas suprem as carências encontradas nas licenciaturas nesse campo do saber. Além disso, percebemos que houve uma ampliação da concepção de EA para percepções mais complexas.
 
Palavras chaves: Educação Ambiental; Oficina Pedagógica; Complexidade; Morin.

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Publicado

2018-10-07

Como Citar

KATAOKA, A. M., CHAIA, E., ANTONIO, J. M., & ANTONIELI, S. A. de L. (2018). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA OFICINA DESENVOLVIDA COM ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOB A PERSPECTIVA DA COMPLEXIDADE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 5(1). https://doi.org/10.30681/relva.v5i1.3147

Edição

Seção

ARTIGOS