LIXO E DESPERDÍCIO: FAZENDO CONTAS

Autores

  • Jacilda de Siqueira PINHO
  • Sirley Vanni LIMA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v5i1.3148

Resumo

O desperdício de alimentos tem sido alvo de estudos realizados pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO, sigla em inglês), ao desperdiçar comida acarreta-se prejuízo de ordem financeira, contribui para a degradação do ambiente, atrai insetos, roedores e outros vetores de doenças, ocasionando problemas à saúde pública. A pesquisa é de cunho qualitativo, realizada na escola Estadual Irmã Lucinda Facchini, com oitenta alunos do ensino fundamental da rede pública, organizada por ciclos de formação, tendo como objetivo desenvolver em alunos a consciência ambiental, pautada no desenvolvimento sustentável, desenvolvido por um período de três anos. A organização e análise dos dados foram realizadas a partir da definição de eixos temáticos, elaborados de forma a contemplar as especificidades das informações obtidas nos instrumentos de coleta de dados adotados. Nas aulas foram usamos recursos audiovisuais com a finalidade de sensibilizar os estudantes em relação ao desperdício. Observamos que no ano de 2010, o período matutino apresentou maior índice de desperdício. Em 2011 houve uma redução de 65% do desperdício em relação ao ano anterior.  Em 2012 a redução foi de 60% em relação ao ano inicial da pesquisa, 2010.
 
Palavras-chave: Desperdício. Merenda escolar. Desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto Editora, LDA, 1994.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Processo Formador em Educação Ambiental a distância: módulo 3: Mudanças ambientais globais. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Brasília, 2009.

FACHINNI, E. I. L. Cardápio da merenda escolar, Diamantino-MT, 2010.

FACHINNI, E. I. L. Cardápio da merenda escolar, Diamantino-MT, 2011.

FACHINNI, E. I. L. Cardápio da merenda escolar, Diamantino-MT, 2012.

GOULART, R. M. Desperdício de Alimentos: um problema de saúde pública. Integração, São Paulo, ano XIV, n. 54, p. 285-288. Jul., ago., set., 2008.

MARCUS, P. & PINTO, S.R. Desperdício de Alimentos: Questões Sociambientais, Econômicas e Regulatórias. Núcleo de Estudos e Pesquisas. Consultoria Legislativa Senado Federal. Boletim Informativo do Senado nº 41, març.2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclos: Apresentação dos Temas Transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, 1998.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA (MT). Orientações Curriculares da Área de Ciências da Natureza e Matemática para a Educação Básica. Cuiabá, Defanti, 2010.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Downloads

Publicado

2018-10-07

Como Citar

PINHO, J. de S., & LIMA, S. V. (2018). LIXO E DESPERDÍCIO: FAZENDO CONTAS. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 5(1). https://doi.org/10.30681/relva.v5i1.3148

Edição

Seção

ARTIGOS