USANDO A MINERAÇÃO DE DADOS PARA PREDIÇÃO DE DESEMPENHO DE ALUNOS NAS DISCIPLINAS DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v5i2.3403Resumo
Este trabalho relata a aplicação de técnicas de mineração de dados para a predição do desempenho dos alunos nas disciplinas de Português e Matemática. A mineração de dados educacionais produz métodos e técnicas que objetivam a descoberta de padrões que fornecem conhecimentos utilizáveis na predição dos processos de ensino e aprendizagem. O experimento utiliza dados reais de duas escolas portuguesas do ensino médio relativos às variáveis relacionadas com o sucesso escolar que depende, em larga escala, de diferentes fatores associados às caraterísticas demográficas, sociais e relacionadas à escola, as quais foram tomadas como a base do presente estudo.Palavras chave: Mineração de dados. Desempenho de alunos.
Downloads
Referências
BONINI, J. A. Aplicação de algoritmos de árvore de decisão sobre uma base de dados de câncer de mama. Universidade Federal de Santa Maria, p. 57–67, 2016.
DA COSTA SUSANE SANTOS; CAZELLA SILVIO; RIGO SANDRO JOSÉ. Minerando dados sobre o desempenho de alunos de cursos de educação permanente em modalidade EAD: Um estudo de caso sobre evasão escolar na UNA-SUS. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, n. 1, p. 1–10, 2014.
DE BRITO, D. M. et al. Predição de desempenho de alunos do primeiro período baseado nas notas de ingresso utilizando métodos de aprendizagem de máquina. n. Cbie, p. 882, 2014.
DETONI, D.; ARAUJO, R. M.; CECHINEL, C. Predição de Reprovação de Alunos de Educação a Distância Utilizando Contagem de Interações. n. Cbie, p. 896, 2014.
LACI MARY BARBOSA MANHÃES. Predição do desempenho acadêmico de graduandos utilizando mineração de dados educacionais, 2015.
LIRA, S. A. Análise de correlação: abordagem teórica e de construção dos coeficientes com aplicações. Setores de Ciências Exatas e de, p. 209, 2004.
RABELO, H. et al. Utilização de técnicas de mineração de dados educacionais para predição de desempenho de alunos de EaD em ambientes virtuais de aprendizagem. n. Cbie, p. 1527, 2017.