EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA DE BOTS PARA O ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Elton SIMOMUKAY

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v5i2.3404

Resumo

Os agentes de conversação chamados de bots podem impactar de forma positiva na educação, pois podem implementar novos princípios educacionais para suprir e complementar métodos tradicionais de ensino e aprendizagem. Capazes de “dialogar” com os alunos, os bots podem desempenhar um papel inovador e importante no fornecimento de conteúdo e na avaliação pedagógica. Como simulam de forma real e convincente uma conversação, eles possuem uma força de atração e curiosidade capazes de ganhar a confiança e simpatia dos estudantes, quanto a sua utilização, tornando o processo de aprendizagem lúdico e interessante. A construção de bots com a popularização da tecnologia da informática tornou-se acessível a qualquer pessoa, e a combinação de tecnologia interativa e inteligência artificial permite então que educadores possam criar conversações pedagógicas que podem ser utilizadas para a criação de tutoriais, simuladores, jogos e outras atividades capazes de dinamizar a prática pedagógica. Neste trabalho, apresentamos a metodologia para a criação de um bot para atuar como assistente educacional no ensino de química e também realizamos a discussão sobre os desafios da programação a nível pedagógico, com o objetivo de difundir o uso da tecnologia de bots na educação.
 
Palavras-chave: Aprendizagem. Tecnologia na Educação. Química.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 2005.

MOREIRA KENSKI, Vani. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista diálogo educacional, v. 4, n. 10, 2003.

CATAPAN, Araci Hack; FIALHO, FRANCISCO AP. Pedagogia e tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico. Educação, Porto Alegre: PUC/RS, 2003.

MACHADO, Adriano Silveira. Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 104-111, 2016.

HELLER, Bob et al. Freudbot: An investigation of chatbot technology in distance education. In: EdMedia: World Conference on Educational Media and Technology. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE), 2005. p. 3913-3918.

JIA, Jiyou; RUAN, Meixian. Use chatbot csiec to facilitate the individual learning in english instruction: A case study. In: International Conference on Intelligent Tutoring Systems. Springer, Berlin, Heidelberg, 2008. p. 706-708.

GEORGESCU, Alin-Andrei. Chatbots for Education-Trends, Benefits and Challenges. In: The International Scientific Conference eLearning and Software for Education. " Carol I" National Defence University, 2018. p. 195-200

SHAWAR, Bayan Abu; ATWELL, Eric. Chatbots: are they really useful?. In: Ldv Forum. 2007. p. 29-49.

Downloads

Publicado

2019-03-03

Como Citar

SIMOMUKAY, E. (2019). EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO PEDAGÓGICA DE BOTS PARA O ENSINO DE QUÍMICA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 5(2), 17–24. https://doi.org/10.30681/relva.v5i2.3404

Edição

Seção

ARTIGOS