O DISPOSITIVO DIALÓGICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO CONFIGURAÇÃO DE COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM INVENTIVA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v5i2.3405Resumo
Este artigo aborda o dialogismo como modo de cognição e aprendizagem inventiva para a educação a distância, questionando o porquê da submissão a hábitos cristalizados, condicionados pela história, que até aos nossos dias se fazem presentes na sala de aula, enquanto essa prática docente ignora as singularidades subjetivas da natureza humana. A produção de dados segue abordagem qualitativa na ótica da pesquisa-formação e a sua análise diz respeito às enunciações do tutor e dos professores em formação continuada no Moodle. Conclui-se que ainda existem concepções pedagógicas que se desvinculam dos hábitos ligados às práticas convencionais, que buscam uma interação virtual dialógica e a produção de sentidos como condição para a aprendizagem e a construção de conhecimentos.Palavras-chave: Dialogismo. Tecnologia Digital. Educação a Distância. Cognição e Aprendizagem Inventiva.
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