A EXPERIÊNCIA COMO TUTOR DE UM CURSO DE LETRAS EM EaD

Autores

  • Joelinton Fernando de FREITAS

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v5i2.3406

Resumo

Em um país de grande extensão territorial e que anseia por uma educação de qualidade, o ensino EaD surgiu como uma ferramenta para encurtar distâncias e levar conhecimento a diversos lugares do Brasil. Isso fez surgir no campo da EaD a figura do tutor que também é professor, entretanto, possui tarefas diferentes daquelas atribuídas ao professor no ensino convencional. A tutoria é o método mais utilizado para efetivar a interação pedagógica e a orientação dos acadêmicos, além de ter grande importância na avaliação do sistema de ensino a distância.  Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo, apresentar a minha experiência como professor tutor de um curso de Letras – Português/Inglês e Português Espanhol na modalidade a distância (EaD), de uma universidade pública federal, pelo polo de apoio presencial (UAB) em Sorriso MT. Busco a partir de uma pesquisa qualitativa de cunho crítico-reflexiva, responder questões que se fizeram presentes durante os seis meses em que atuei como tutor, tais como: O que se espera de um tutor? Quais são as principais funções? Qual a importância de um tutor no âmbito de ensino a distância? Para tanto, me basearei em autores como Palloff e Pratt (2004), Guarezi e Matos (2009), Belloni (2001-2003), Moraes (2014), Moreira, Joye e Araújo (2014), entre outros. A pesquisa busca contribuir no sentindo de intensificar as discussões a respeito da prática pedagógica dos tutores, bem como de sua formação.  
 
Palavras-chave: Educação à Distância. Tutoria. Professor-tutor.  

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Publicado

2019-03-03

Como Citar

FREITAS, J. F. de. (2019). A EXPERIÊNCIA COMO TUTOR DE UM CURSO DE LETRAS EM EaD. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 5(2), 39–53. https://doi.org/10.30681/relva.v5i2.3406

Edição

Seção

ARTIGOS