EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Autores

  • Pâmela Marques da Silva CAVASSANI
  • Genivaldo Alves da SILVA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v5i2.3409

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender a importância da psicomotricidade como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. O presente trabalho se caracterizou como um estudo bibliográfico em documentos já publicados sobre o assunto. A não utilização da psicomotricidade pode levar a dificuldades de leitura e escrita em crianças que estão iniciando a vida escolar, ou seja, a Educação Infantil. A Psicomotricidade tem como finalidade assegurar o desenvolvimento integral da criança através do movimento, ajudar a expansão e equilíbrio da afetividade, através das relações interculturais do movimento. A utilização da psicomotricidade na forma de movimento dentro do cenário educacional atingindo desenvolvimentos elaborados como as atividades cognitivas. O professor é fundamental na utilização da psicomotricidade como ferramenta no processo de desenvolvimento, pois cabe a ele compreender a abordagem e o nível de desenvolvimento de seus alunos para utilização desse paradigma.
 
Palavras chaves: Psicomotricidade. Desenvolvimento Humano. Educação Infantil.

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Publicado

2019-03-03

Como Citar

CAVASSANI, P. M. da S., & SILVA, G. A. da. (2019). EDUCAÇÃO INFANTIL E A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 5(2), 93–105. https://doi.org/10.30681/relva.v5i2.3409

Edição

Seção

ARTIGOS