LETRAMENTOS VIABILIZADOS COM USO DAS TECNOLOGIAS E INTERFACES DIGITAIS: AS PRÁTICAS TECIDAS NO CONTEXTO DO PIBID
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v5i2.3411Resumo
O estudo apresenta uma análise parcial do processo de formação dos bolsistas de iniciação à docência (IDs), que participaram das ações formativas do projeto intitulado “Estudos dos multiletramentos conectados ao uso das tecnologias digitais: uma experiência formadora no contexto do PIBID”. As atividades desse projeto vincularam-se às ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto proposto pelo curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Groso (UNEMAT), Câmpus Universitário de Juara-MT. O referido projeto centrou suas atividades de estudo nas práticas de leitura e escrita, sob a perspectiva dos multiletramentos. A leitura e a escrita são ações que fazem parte do cotidiano de todo ser humano, tudo que fazemos perpassa a linguagem aliada ao uso de alguma tecnologia ou interfaces digitais. É com esta concepção que defendemos que as práticas de leitura e escrita na formação de futuros professores abarquem o uso da língua/linguagem concebida como prática social, por isso é viva e dialógica (BAKHTIN, 2011). A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa, tendo como suporte as entrevistas semiestruturadas para a produção dos dados qualitativos da pesquisa. O objetivo da pesquisa consistiu em evidenciar as atividades inovadoras desenvolvidas pelos bolsistas IDs no âmbito escolar por meio de práticas multiletradas, a fim de colocar em destaque a relevância dessas vivências na construção de conhecimentos por meio de propostas metodológicas inovadoras que se constituíram fundamentais no processo de formação dos bolsistas IDs - futuros educadores.Palavra-chave: Práticas multiletradas. Leitura e escrita. Formação Docente.
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