EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS PESQUISAS PUBLICADAS NA ANPED DE 2007 A 2010
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v6i2.4223Resumo
Este artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada no site da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), no Grupo de Trabalho (GT nº 18) com o objetivo de analisar os temas emergentes das pesquisas em EJA no Brasil, no período de 2007 a 2010. As informações contidas nos textos das cinquenta e quatro comunicações apresentadas no referido GT, nos quatro anos consecutivos, foram a base deste levantamento. Primeiramente consultou-se o banco de dados on line da ANPED. Após sistematização das cinquenta e quatro comunicações por ano de publicação, iniciou-se a leitura dos resumos e agrupamento dos textos em quatro temas de análises: “O perfil do público demandatário da EJA e as políticas públicas”, “Concepções, fundamentos e práticas pedagógicas da EJA”, “Programas e Projetos Governamentais” e “O Professor da EJA”. Com este mapeamento, concluiu-se que neste campo, no período analisado, prevaleceram pesquisas empíricas, que se valeram de entrevistas realizadas com os estudantes da EJA e demais pessoas envolvidas com esta modalidade educativa. As publicações analisadas indicaram que no referido período, as políticas públicas, as concepções e as práticas pedagógicas, bem como a formação docente dos educadores da EJA, predominaram enquanto objetos de estudos dos pesquisadores.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Pesquisas. Divulgação de Conhecimento. ANPED/Brasil.