LETRAMENTO DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE PERSPECTIVAS E DESAFIOS NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • ALESSANDRA CORREA DA SILVA FERREIRA
  • SUZANA FABRIM AGUIAR
  • JULIANA FREITAG SCHWEIKART

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v6i2.4228

Resumo

Este trabalho tem por objetivo conhecer e analisar as percepções que os professores da educação básica têm acerca do letramento digital, no que corresponde ao processo de ensino aprendizagem, compreendidos em duas categorias de análises, perspectivas e desafios. Ao pensar na necessidade da escola em se adaptar frente as novas demandas da sociedade, considerou-se nesta pesquisa a tecnologia como uma nova demanda, e assim, identificar seus contributos e fragilidades para tal processo. Esta pesquisa foi realizada para a disciplina de Letramento e Sociedade, do mestrado acadêmico em Letras, na Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat. Pretendeu conhecer o posicionamento dos professores que estão cotidianamente lidando com essa realidade. Para a escrita desse artigo utilizou-se suporte teórico na Linguística Aplicada, face as teorias que tratam de letramento, letramento digital e letramento crítico, respaldados em Coscarelli (2016), Freitas (2010) Takaki (2015), Kenski (2012), dentre outros. Foram realizadas entrevistas em profundidade com um grupo de professores da educação básica, que ministram aulas no ensino fundamental II em uma escola da rede estadual de ensino, no município de Sinop/MT, Brasil, com a finalidade de compreender como tais profissionais se posicionam diante da tecnologia e seus impactos na sociedade, consequentemente na educação. As reflexões sobre as práticas docentes e a influência cada vez mais marcantes da tecnologia, oportunizaram momentos de profundas ponderações sobre o que pensam os professores. Os dados revelaram a importância de repensar as metodologias de ensino voltadas para essa particularidade, visto que as transformações no meio social ocorrem indissociavelmente a escola e assim, desenvolver nos alunos e professores a capacidade de refletir, pensar e de se expressar cada vez mais apropriada e criticamente.
Palavras-chave: Letramento Digital. Escola Pública. Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-30

Como Citar

CORREA DA SILVA FERREIRA, A., FABRIM AGUIAR, S., & FREITAG SCHWEIKART, J. (2019). LETRAMENTO DIGITAL: REFLEXÕES SOBRE PERSPECTIVAS E DESAFIOS NAS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 6(2), 99–123. https://doi.org/10.30681/relva.v6i2.4228

Edição

Seção

ARTIGOS