OS VAZIOS NATURAIS E A COERÊNCIA TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Rosalina Ananias Pinheiro Neves
  • Juliana Oliveira Costa e Santos Santos
  • Albina Pereira de Pinho Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4910

Resumo

Nesta comunicação, apresentamos resultados de uma proposta de oficina desenvolvida, em 2019, com estudantes do ensino médio de uma escola situada no município de Tabaporã-MT. Essa proposição caracteriza-se um dos trabalhos desenvolvido na disciplina Texto e Ensino, ministrada no Mestrado Profissional de Letras (PROFLETRAS), Campus de Sinop, no semestre letivo 2019/2. O principal objetivo consistiu em mobilizar os estudantes a refletirem sobre os vazios naturais que constituem os textos. Esse processo formativo desenvolveu-se mediante os princípios da pesquisa qualitativa, em sala de aula, por meio da articulação entre teoria e prática permeada pelas teorizações de autores/pesquisadores deste assunto. A composição do corpus de análise integrará fragmentos das produções e excertos de relatos no qual serão avaliadas as aprendizagens dos estudantes, bem como, os excertos do diário reflexivo inerentes às sessões de observações das práticas em sala de aula. Os dados da pesquisa apontam que os estudantes ainda não haviam tido a oportunidade de refletir sobre “Os vazios naturais do texto”, demonstraram pouca dificuldade na realização das atividades, porém ficou claro, por meio da análise das atividades e, principalmente, das observações feitas em sala de aula, que tanto na oralidade quanto na escrita, existem termos implícitos, todavia compreensíveis, tanto para quem fala ou escreve quanto para quem ouve ou lê.

 

Palavras-chave: Vazios Naturais; Texto; Coerência; Linguagem.

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Biografia do Autor

  • Rosalina Ananias Pinheiro Neves

    Acadêmica do Mestrado Profissional em rede – PROFLETRAS - Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Sinop/MT. Graduada em Licenciatura Plena em Letras, especialista em Psicologia da Educação e Aprendizagem.

  • Juliana Oliveira Costa e Santos Santos

     

    Acadêmica do mestrado profissional em rede – PROFLETRAS – Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, Campus de Sinop/MT. Graduada em Licenciatura Plena em Letras.

  • Albina Pereira de Pinho Silva
    Mestra, Doutora em Educação e Pós-doutora em Letras. Docente permanente do curso de Pedagogia, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) e do Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras), UNEMAT - Câmpus de Sinop-MT.

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Publicado

2020-02-06

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

OS VAZIOS NATURAIS E A COERÊNCIA TEXTUAL: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. (2020). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(1), 28-53. https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4910

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