Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise dos Cursos de Matemática no Rio Grande do Norte

Autores

  • Otávio Paulino Lavor
  • Katiane Morais de Lucena Martins

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4912

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação estão presentes na vida diária das pessoas e podem ser utilizadas para fins de educação favorecendo um caminho para o processo de ensino e aprendizagem. Então, compreende-se que a atualização e formação pedagógica dos professores deve conter essas tecnologias. Diante disso, propõe-se analisar as estruturas curriculares dos cursos de formação de professores de matemática ofertados pelas Instituições de Ensino Superior públicas do estado do Rio Grande do Norte, a fim de verificar em qual ou quais disciplinas, são trabalhadas tais tecnologias. O curso é ofertado na modalidade presencial e a distância pelas quatro instituições em dezessete municípios. Durante esta análise, foi possível verificar que todos os cursos atendem o critério de formação de professores da educação básica quanto às tecnologias de informação e comunicação, em que os cursos ofertados na modalidade a distância oferecem maior carga horária nesta área, visto que os objetivos e andamento do curso ser acompanhado por meio destas tecnologias.

 

Palavras-chave: Licenciatura; Disciplinas; Formação Docente.

Biografia do Autor

Otávio Paulino Lavor

Graduação em Física, Matemática e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, especialização em matemática, mestrado em Física e doutorado em Engenharia Elétrica. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA, atuando em ensino de física e de matemática.

Katiane Morais de Lucena Martins

Graduação em Matemática e em Letras, mestre em Ensino. Atualmente é professora na Secretaria de Educação do Município de Patos/PB, atuando em ensino de matemática.

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Publicado

2020-02-06

Como Citar

Lavor, O. P., & Martins, K. M. de L. (2020). Tecnologias de Informação e Comunicação: uma Análise dos Cursos de Matemática no Rio Grande do Norte. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(1), 77–87. https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4912

Edição

Seção

ARTIGOS