Uso do Dialogismo Bakhtiniano como Estratégia de Trabalho em Turmas Numerosas

Autores

  • Armando Zavala

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4914

Resumo

O ensino secundário em Moçambique, ainda se debate com a problemática de turmas numerosas, associada com a metodologia de trabalho na sala de aula. Perante este cenário, é sempre necessário intervir de forma estratégica para que a aprendizagem neste tipo de turmas seja melhor. O artigo apresenta um estudo sobre o uso do método dialógico de Bakhtin como uma das estratégias de trabalho no contexto de turmas numerosas. Os resultados de uma pesquisa realizada com professores da Escola Secundária Quisse Mavota demonstram que a metodologia dialógica pode ser uma alternativa de trabalho que eleva o nível de participação dos alunos nas turmas numerosas.

 

Palavras-Chave: Dialogismo Bakhtiniano; Escuta; Turmas Numerosas.

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Biografia do Autor

  • Armando Zavala

    Doutor em Informática da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Brasil, Pesquisador do Instituto Nacional do Desenvolvimento da Educação (INDE) – Moçambique;

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Publicado

2020-02-06

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

Uso do Dialogismo Bakhtiniano como Estratégia de Trabalho em Turmas Numerosas. (2020). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(1), 112-123. https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4914