Princípios da Antroposofia na Compreensão do Brincar das Crianças: a Ludicidade na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4915Resumo
Ao refletir a importância da brincadeira e do brinquedo na vida das crianças, somos remetidos a pensar na forma como elas têm se constituído a partir das transformações da sociedade contemporânea, pois vivemos em uma sociedade avançada tecnologicamente, movida por mudanças nos meios sociais, educacionais, econômicos, políticos e culturais. Essas mudanças causaram grandes impactos, provocando alterações no comportamento e influência no desenvolvimento das pessoas. Na infância, por exemplo, houve uma modernização dos livros, contos, histórias e até mesmo dos brinquedos e brincadeiras. Assim, a questão a ser pesquisada é a forma como estão se constituindo as brincadeiras das crianças e as suas diferentes formas de brincar. Para isso é posto enquanto objetivo deste estudo compreender os princípios da antroposofia no brincar e no lúdico das crianças. Vale ressaltar que as leituras realizadas no decorrer deste estudo buscam compreender os conceitos de antroposofia, criança, brincadeira, infância e Educação Infantil. Tendo como orientação teórica: Heydebrand (1991); Lanz (2016); Munarim (2007); Oliveira (2014); Santos (2010); Steiner (1996, 1997, 2007, 2008); Romanelli (2008, 2015), entre outros autores. De modo que este estudo nos possibilita conhecer os princípios que integram as crianças como seres quadrimembrados trimembrados e anímicos, constituídos por sentidos, setênios, temperamentos e tipos constitucionais, conforme definidos pelo referencial teórico utilizado para sustentar este estudo.
Palavras-Chave: Antroposofia; Brincar; Crianças; Educação Infantil.
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