USO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BRAINSTORMING E JÚRI SIMULADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Genivaldo Alves da Silva Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGE Ensino da Universidade do Vale do Taquarí – UNIVATES, Lajeado – RS. Acadêmico Pedagogia Polo UAB/Juína UNEMAT
  • Marli Teresinha Quartieri
  • Miriam Inês Marchi
  • José Claudio Del Pino

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4917

Resumo

Nos últimos anos, a formação acadêmica vem sofrendo inúmeras críticas, principalmente em relação aos métodos de ensino dentro das universidades. A educação física é uma área do conhecimento em que essas discussões estão presentes. O presente trabalho caracterizou-se como sendo uma pesquisa qualitativa. Tratou de um estudo utilizando as estratégias de ensino Brainstorming e Júri Simulado, realizado com vinte e dois acadêmicos do curso de licenciatura em Educação Física. Os dados foram coletados através de observações e de um diário de campo. Estas foram utilizadas na busca de solucionar problemas da esportivização nas aulas de educação física escolar no ensino fundamental. O Júri Simulado e o Brainstorming mostraram-se ser importantes métodos na construção crítica dos futuros profissionais de Educação Física, na busca de solucionar as adversidades de sua prática profissional. Espera-se com este trabalho a ampliação do leque de pesquisas em torno das estratégias de ensino e de sua contribuição para solução de problemas dessa área.

 

Palavra - chavesBrainstorming; Júri Simulado; Esportivização; Universidade.

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Biografia do Autor

  • Marli Teresinha Quartieri

    Doutora em Educação. Docente do Programa de Pós–Graduação em Ensino – PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquarí – UNIVATES, Lajeado – RS.

  • Miriam Inês Marchi
    Doutora em Química. Docente do Programa de Pós–Graduação em Ensino – PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquarí – UNIVATES, Lajeado – RS.
  • José Claudio Del Pino

    Doutor em Quimica de Biomassa. Docente do Programa de Pós–Graduação em Ensino – PPGEnsino da Universidade do Vale do Taquarí – UNIVATES, Lajeado – RS.

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Publicado

2020-02-06

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

USO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO BRAINSTORMING E JÚRI SIMULADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. (2020). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(1), 168-187. https://doi.org/10.30681/relva.v7i1.4917