PERSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – CÁCERES

Autores

  • Bruna Borges da Veiga
  • Loriége Pessoa Bitencourt

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4930

Resumo

O artigo apresenta resultados do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Licenciatura Plena em Matemática do Campus Universitário de Cáceres/UNEMAT, que teve como objeto as narrativas de dois professores formadores, sujeitos participantes da pesquisa, egressos do curso e que se tornaram docentes na UNEMAT. A pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender os contextos históricos, sociais e políticos presentes na formação inicial dos professores entrevistados. De abordagem qualitativa, com a produção de dados por meio de entrevistas, na qual as narrativas serviram de instrumento de investigação em História Oral. A análise das narrativas permitiu compreender que a história da formação de professores de matemática de Cáceres é plural, cheia de significados, pois os sujeitos envolvidos nesse processo entendem a Educação como algo em construção, repensando-a continuamente, de modo a superar suas fragilidades para contextualizar e ressignificar os conhecimentos que lhe são inerentes.

 

Palavras-chave: Formação de Professores; Educação Matemática; História Oral; Narrativas.

 

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Biografia do Autor

Bruna Borges da Veiga

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu, na linha de pesquisa: Formação de Professores, Políticas e Práticas Pedagógicas.

Loriége Pessoa Bitencourt

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGEdu – Doutora em Educação- UFRGS.

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Veiga, B. B. da, & Bitencourt, L. P. (2020). PERSPECTIVA HISTÓRICA SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO – CÁCERES. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 12–35. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4930

Edição

Seção

DOSSIÊ