A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS COMPARTILHADAS

Autores

  • Elenize Vieira Falcão

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4931

Resumo

Neste estudo refletimos sobre a maneira como as concepções de educação e de atuação, compartilhadas em sala de professores, contribuem para a formação docente. Temos por objetivo compreender teoricamente a importância, na formação continuada de professores, dos compartilhamentos entre pares. Ao analisarmos os temas que envolvem a profissão docente, adentramos em questões que se referem especificamente à identidade profissional. Durante minha participação na formação continuada de professores em uma escola na qual trabalhei, observei as narrativas de colegas sobre suas vivências e experiências como profissionais da educação. Ao refletir sobre aquelas narrativas, percebi a importância e a necessidade da formação continuada no âmbito escolar, por ser um momento de trocas de experiências que proporcionam reflexão sobre as práticas. Para refletir sobre a formação docente, partimos das seguintes questões: Como as concepções de educação e de atuação dos professores, compartilhadas em sala de professores, contribuem para a formação docente? Qual a importância, na formação continuada de professores, dos compartilhamentos entre pares? Como os compartilhamentos entre pares contribuem para reflexão e para a formação da identidade docente? Para responder a essas questões desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, tendo como foco os seguintes temas: Formação humana, Formação de Professores, Formação Continuada, Identidade docente e Narrativas de Si.

 

Palavras–chave: Formação de Professores. Formação Continuada. Identidade Docente. Relatos de Experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenize Vieira Falcão

Licenciada em Letras, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Universitário Uninter, Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT,

Referências

CHARLOT, Bernard. Formação de professores: a pesquisa e a política educanional. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e Crítica de um Conceito. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

NÓVOA, António. Os Professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educ. Pesqui. [online]. 1999, vol.25, n.1, pp.11-20. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002

_______. O Regresso dos Professores. Conferência Desenvolvimento profissional de professores para a qualidade e para a equidade da Aprendizagem ao longo da Vida. Lisboa, 27 e 28 de set. de 2007. Disponível em: https://escoladosargacal.files.wordpress.com/2009/05/regressodosprofessoresantonionovoa.pdf. Acesso em: 26 nov. 2019.

PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e Crítica de um Conceito. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

SOUZA, Elizeu Clementino. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006.

MACIEL, Maria Delourdes. Autoformação Docente: Limites E Possibilidades. Trabalho apresentado na 55ª Reunião Anual da SBPC, em Recife/PE, de 13 a 18 de julho de 2003.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Falcão, E. V. (2020). A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS COMPARTILHADAS. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 36–47. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4931

Edição

Seção

DOSSIÊ