A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS COMPARTILHADAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4931Resumo
Neste estudo refletimos sobre a maneira como as concepções de educação e de atuação, compartilhadas em sala de professores, contribuem para a formação docente. Temos por objetivo compreender teoricamente a importância, na formação continuada de professores, dos compartilhamentos entre pares. Ao analisarmos os temas que envolvem a profissão docente, adentramos em questões que se referem especificamente à identidade profissional. Durante minha participação na formação continuada de professores em uma escola na qual trabalhei, observei as narrativas de colegas sobre suas vivências e experiências como profissionais da educação. Ao refletir sobre aquelas narrativas, percebi a importância e a necessidade da formação continuada no âmbito escolar, por ser um momento de trocas de experiências que proporcionam reflexão sobre as práticas. Para refletir sobre a formação docente, partimos das seguintes questões: Como as concepções de educação e de atuação dos professores, compartilhadas em sala de professores, contribuem para a formação docente? Qual a importância, na formação continuada de professores, dos compartilhamentos entre pares? Como os compartilhamentos entre pares contribuem para reflexão e para a formação da identidade docente? Para responder a essas questões desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, tendo como foco os seguintes temas: Formação humana, Formação de Professores, Formação Continuada, Identidade docente e Narrativas de Si.
Palavras–chave: Formação de Professores. Formação Continuada. Identidade Docente. Relatos de Experiências.
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