FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS

Autores

  • José Geraldo da Silva
  • Maria Salete da Silva Seba
  • Marilda de Oliveira Costa

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4933

Resumo

Este artigo tem como objetivo demonstrar, a partir do diagnóstico e planejamento do Plano de Ações Articuladas (PAR), o processo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Educação e os municípios prioritários da Baixada Cuiabana para entender a importância da formação e a valorização dos profissionais da educação inseridos no PAR. Demonstra também os pontos relevantes em relação a legislação e normas que tratam do processo de valorização e formação dos profissionais da educação, assim como algumas mudanças na política pública educacional do país. O processo histórico apresentado neste artigo traz o período entre 1988, quando da promulgação da Constituição Federal até o ano de 2007, com a publicação do Decreto nº 6.094, com a finalidade de esclarecer ao leitor a respeito das mudanças ocorridas na educação brasileira por meio de suas principais legislações. Por fim apresenta o termo de cooperação técnica estabelecido individualmente entre o Ministério da Educação e os municípios do Estado de Mato Grosso: Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste. Finalmente, com a efetivação do diagnóstico do PAR e planejamento das ações a serem implementadas, dentre elas, as equipes destacaram como prioritárias à educação, a formação dos profissionais que laboram na execução do plano, assim como as ações definidas e contempladas em toda a estruturação do PAR.

 

Palavras-Chave: PAR; Formação de Professores; Políticas Públicas Educacionais.

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Biografia do Autor

José Geraldo da Silva

Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela UNEMAT, Graduação em Bacharel Ciências Contábeis pela UNITINS. Cursando mestrado em educação, ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu), linha de Formação de Professores.

Maria Salete da Silva Seba

Mestre em educação pela UNEMAT. Graduação em Licenciatura Plena em Estudos Sociais pela UNEMAT Plenificarão em Geografia pela Unic.

Marilda de Oliveira Costa

Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela UNEMAT, Mestrado em Educação pela UFRGS. Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação da UFRGS.  Pós-doutorado em Ciência da Educação pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho/Portugal.

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

Silva, J. G. da, Seba, M. S. da S., & Costa, M. de O. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 59–80. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4933

Edição

Seção

DOSSIÊ