FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4933Resumo
Este artigo tem como objetivo demonstrar, a partir do diagnóstico e planejamento do Plano de Ações Articuladas (PAR), o processo de cooperação técnica firmado entre o Ministério da Educação e os municípios prioritários da Baixada Cuiabana para entender a importância da formação e a valorização dos profissionais da educação inseridos no PAR. Demonstra também os pontos relevantes em relação a legislação e normas que tratam do processo de valorização e formação dos profissionais da educação, assim como algumas mudanças na política pública educacional do país. O processo histórico apresentado neste artigo traz o período entre 1988, quando da promulgação da Constituição Federal até o ano de 2007, com a publicação do Decreto nº 6.094, com a finalidade de esclarecer ao leitor a respeito das mudanças ocorridas na educação brasileira por meio de suas principais legislações. Por fim apresenta o termo de cooperação técnica estabelecido individualmente entre o Ministério da Educação e os municípios do Estado de Mato Grosso: Planalto da Serra, Poconé e Rosário Oeste. Finalmente, com a efetivação do diagnóstico do PAR e planejamento das ações a serem implementadas, dentre elas, as equipes destacaram como prioritárias à educação, a formação dos profissionais que laboram na execução do plano, assim como as ações definidas e contempladas em toda a estruturação do PAR.
Palavras-Chave: PAR; Formação de Professores; Políticas Públicas Educacionais.
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