ASPECTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT: PERCURSOS FORMATIVOS DE UMA PROFESSORA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4934Resumo
O presente texto pautou-se nos estudos realizados na disciplina de Formação de Professores, ofertada pelo curso de Mestrado em Educação, que debateu conceitos voltados ao conhecimento docente, identidade profissional e à formação de professores. O manuscrito teve como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas enquanto professora na Educação Básica até assumir a função de Coordenadora de Formação Continuada na Secretaria Municipal de Educação de Primavera do Leste-MT, no ano de 2018. Para relatar essa trajetória, apresentei um breve panorama da minha vida profissional e os caminhos percorridos como professora da Educação Infantil à professora formadora, os desafios e anseios para contribuir com a Educação Infantil. Em seguida, relatei como a formação continuada foi historicamente se constituindo em Primavera do Leste e quais são as suas concepções. Por fim, destaquei a implementação do “Projeto Tecendo e Fortalecendo a Política de Educação Infantil em Primavera do Leste-MT”, e como este se constituiu como projeto de formação continuada na rede municipal. Nessa perspectiva, realizei uma relação do processo formativo com a constituição de um professor formador, esse que tem o papel de dialogar, interagir e contribuir para superar as necessidades formativas.
Palavras-Chave: Educação Infantil; Formação continuada; Professor formador.
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