ASPECTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT: PERCURSOS FORMATIVOS DE UMA PROFESSORA

Autores

  • Jucélia Vieira da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4934

Resumo

O presente texto pautou-se nos estudos realizados na disciplina de Formação de Professores, ofertada pelo curso de Mestrado em Educação, que debateu conceitos voltados ao conhecimento docente, identidade profissional e à formação de professores. O manuscrito teve como objetivo apresentar reflexões acerca das experiências vivenciadas enquanto professora na Educação Básica até assumir a função de Coordenadora de Formação Continuada na Secretaria Municipal de Educação de Primavera do Leste-MT, no ano de 2018. Para relatar essa trajetória, apresentei um breve panorama da minha vida profissional e os caminhos percorridos como professora da Educação Infantil à professora formadora, os desafios e anseios para contribuir com a Educação Infantil. Em seguida, relatei como a formação continuada foi historicamente se constituindo em Primavera do Leste e quais são as suas concepções. Por fim, destaquei a implementação do “Projeto Tecendo e Fortalecendo a Política de Educação Infantil em Primavera do Leste-MT”, e como este se constituiu como projeto de formação continuada na rede municipal. Nessa perspectiva, realizei uma relação do processo formativo com a constituição de um professor formador, esse que tem o papel de dialogar, interagir e contribuir para superar as necessidades formativas.

 

Palavras-Chave: Educação Infantil; Formação continuada; Professor formador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucélia Vieira da Silva

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UNEMAT/CÁCERES. Licenciatura em Pedagogia. Pós-graduação em Psicopedagogia. Professora da Rede Pública Municipal de Primavera do Leste/MT.

Referências

BARBOSA, Maria Carmen. Três notas sobre formação inicial e docência na educação infantil. In: CANCIAN, Viviane Ache. GALLINA, Simone Freitas da Silva. WESCHENFELDER, Noeli. (Org.). Pedagogia das infâncias, crianças e docências na educação infantil. UFSM: Centro de Educação, Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo. MEC/SEB, 2016. p.131-140.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº. 9.394. Brasília, 1996.

BRASIL. Ser docente na educação infantil: entre o ensinar e o aprender / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. - 1.ed. - Brasília: MEC /SEB, 2016.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil. Parecer 20/09 e Resolução 05/09. Brasília, MEC, 2009.

FARIA, Vitória Líbia Barreto de; SALLES, Fátima. Currículo na educação infantil: diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. 2ed. (ver. e ampl.). São Paulo: Ática, 2012.

FREIRE, Paulo. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.

KRAMER, Sônia. Infância e produção cultural. Campinas: Papirus, 1999.

MELUCCI, Alberto. O Jogo do Eu: A mudança de si em uma sociedade global. São Leopoldo: Unisinos, 2004.

MONTEIRO, Priscila. As crianças e o conhecimento matemático: experiências de exploração e ampliação de conceitos e relações matemáticas. SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO, v. 1, p. 1-17, 2010.

NÓVOA, Antônio. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2004.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de. O currículo na educação infantil: o que propõem as novas diretrizes nacionais? 2010.

OSTETTO, Luciana. Planejamento na Educação Infantil: mais que a atividade, a criança em foco. – Encontros e encantamentos na Educação Infantil: partilhando experiências de estágio. Papirus, 2000.

PEREIRA, Jorgiana Ricardo. A Coordenação Pedagógica na Educação Infantil: O que dizem a coordenadora pedagógica e as professoras? 37ª Reunião Nacional da ANPEd. UFSC – Florianópolis/SC, 2015. Disponível em: Acesso em: 20 mar. 2017.

PRIMAVERA DO LESTE. Política Municipal de Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação. Primavera do Leste, Mato Grosso, 2016.

ROSSETTI–FERREIRA, Maria Clotilde, AMORIM, Kátia S. Selva, ANA PAULA S. & CARVALHO, Ana Maria A. [Orgs]. Rede de Significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre/RS: Artmed, 2004.

TIRIBA, Léa. Crianças da natureza. In. Anais do I Seminário Nacional: Currículo em Movimento - perspectivas atuais. Belo Horizonte, novembro, 2010.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Silva, J. V. da. (2020). ASPECTOS DA FORMAÇÃO CONTINUADA OFERTADA NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DE PRIMAVERA DO LESTE – MT: PERCURSOS FORMATIVOS DE UMA PROFESSORA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 81–103. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4934

Edição

Seção

DOSSIÊ