PROFESSOR(A) REFLEXIVO(A): ESCOLA INCLUSIVA, TEORIA E PRÁTICA

Autores

  • Rosangela Goncalves Rocha

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4935

Resumo

A Escola Comum se torna inclusiva quando reconhece as diferenças dos(as) alunos(as) diante do processo educativo, sejam estes deficientes ou não. O(A) professor(a) acolhe as diferenças e busca a participação e o progresso de todos por meio da adoção de novas práticas pedagógicas. Para isso, ele(a) precisa se dispor a se atualizar e a (re)pensar a sua atuação docente. Nesse contexto de inclusão, o manuscrito relata uma experiência vivenciada no âmbito de uma Escola Inclusiva, inspirado em uma das atribuições do(a) professor(a) da Sala Multifuncional, chamada também de Sala de Recurso ou Sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Dentre as inúmeras funções do(a) professor(a) da Sala Multifuncional, destaca-se a oferta de apoio pedagógico ao(à) professor(a) da Sala Comum, que recebe o(a) aluno(a) com deficiência e vivencia o processo de inclusão, bem como do apoio pedagógico ofertado ao(a) aluno(a) deficiente no contraturno. Todavia, para que o conjunto de esforços apresente resultados favoráveis, destaca-se a necessidade de atitudes reflexivas, tanto do(a) professor(a) da Sala Comum, quanto do(a) professor(a) da Sala Multifuncional, pautados na fundamentação teórica e metodológica. Assim, uma Escola Inclusiva exige uma configuração de educação que desconstrua paradigmas que passam, necessariamente, pela oferta de formação continuada com vistas ao desenvolvimento de um trabalho docente com postura mais reflexiva, inclusiva e humanizada.

 

Palavras-Chave: Educação Especial; Sala Multifuncional; Formação do Professor(a).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Goncalves Rocha

Mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação (PPGEdu) da Universidade do Estado de Mato Grosso – Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT).

Referências

ALARCÃO, Isabel. (Coord.). Formação reflexiva de professor(a)es: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.

BAUMAN, Zygmunt. Tempos líquidos. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

FONTANA, Maire Josiane. FÁVERO, Altair Alberto. Professor(a) Reflexivo: uma integração entre teoria e prática. Revista de Educação do Ideau, v. 8, n. 17, jan./jun, 2013. ISSN 1809-6220.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHEDIN, Evandro. Professor(a) reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, Selam Garrido. GHEDIN, Evandro. (Orgs.). Professor(a) reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed., São Paulo: Cortez, 2005.

SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). Identidade e diferenças: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

Rocha, R. G. (2020). PROFESSOR(A) REFLEXIVO(A): ESCOLA INCLUSIVA, TEORIA E PRÁTICA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 104–116. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.4935

Edição

Seção

DOSSIÊ