CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE QUÍMICA
Palavras-chave:
Química no cotidiano, Ensino Médio, Ensino de QuímicaResumo
Com o objetivo de compreender as concepções de Química de alunos do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola privada, foi realizada uma atividade no primeiro dia de aula, que consistiu em um texto com a seguinte inquietação “O que vem na sua mente quando se fala em química?”. Os dados foram analisados por meio da metodologia de análise de conteúdo e a partir das unidades de registro foram elaboradas quatro categorias. A categoria com maior frequência de unidades de registro foi a relacionada a aspectos negativos da Química, seguida da Categoria relacionada a Química como uma ciência distante do cotidiano, outra relacionada a importância da Química para a sociedade e por fim, uma categoria relacionada a Química no Cotidiano. Os dados mostram que é preciso pensar em um ensino de Química mais contextualizado, alinhado com a aprendizagem significativa e com atividades práticas experimentais, pensando em práticas alternativas.
Downloads
Referências
ALTARUGIO, M. H.; DINIZ, M. L.; LOCATELLI, S. W. O Debate como Estratégia em Aulas de Química. Química Nova. Vol. 32, N° 1, fevereiro 2020.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 2º ed. Coimbra: Platano Edições Técnicas, 2003.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais. Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2000.
CHASSOT, A. Para que(m) é útil o ensino? Canoas: Editora da Ulbra. 1995.
CHAVES, J. F.; MEOTTI, P.R. M. Dificuldades no Ensino Aprendizagem e Estratégias Motivacionais na Disciplina de Química no Instituto Federal do Amazonas- Campus Humaitá. Revista EDUCAmazônia. Ano 12, Vol XXII, Número 1, Jan-Jun, 2019.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação. Braga-PT, v. 16, n. 2, p. 221-236, 2003.
COUTEUR, P. L.; BURRESON, J. Os Botões de Napoleão: As 17 moléculas que mudaram a história Jorge Zahar Editor, 2006.
FREITAS, O. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília: Universidade de Brasília. 2009.
GALIAZZI, M. C.; GONÇALVES, F. P. A natureza pedagógica da experimentação: uma pesquisa na licenciatura em química. Química Nova, vol.27, n.2, 2004.
GALLON, M. S.; SILVA, C. M. Concepções de estudantes do ensino médio sobre a relevância do componente curricular de Química. Conhecimento Online, Novo Hamburgo. a. 10, v. 1, jan./jun. 2018.
GANDOLFI, H. E. A natureza da Química em fontes históricas do Brasil Colonial (1748-1855): contribuições da história da exploração mineral para o ensino de Química. 2015. 225f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. 2015.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Editora Plano, 2002.
GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 3, agosto 2009.
JÚNIOR, G. G.; DE PAULA, M. A.; MATAZO, D. R. C. análise do conhecimento sobre estratégias de ensino de futuros professores de química: vivência como aluno e reflexão como professor. Góndola, Enseñanza y aprendizaje de las Ciencias, v. 14, n. 1, 2018.
MACHADO, A.; MORTIMER, E. Química para o ensino médio: Fundamentos, Pressupostos e o Fazer Cotidiano. In. ZANON, L. B; MALDANER, Ot. A. (Orgs.) Fundamentos e Propostas de Ensino de Química para a Educação Básica no Brasil. Ijuí: Unijuí, 2007. p.21-41.
MAGALHÃES, M. Tudo o que você faz tem a ver com a química. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2015.
MEDEIROS, C. E.; RODRIGUEZ, R. C. M. C.; SILVEIRA, D. N. Ensino de Química: superando obstáculos epistemológicos. 1ª ed. Curitiba: Appiris, 2016.
ROSA, M. I. P.; TOSTA, A. H. O Lugar da Química na Escola: Movimentos Constitutivos da Disciplina no Cotidiano Escolar. Revista Ciência e Educação, v. 11, n. 2, 2005.
SALES, R. B.; LOPES, C. B. Concepção de Química dos alunos do primeiro ano do curso técnico em Química integrado ao ensino médio. Anais... 68ª Reunião Anual da SBPC. 2016.
SCHNETZLER, R.P. A pesquisa em ensino de Química no Brasil: Conquistas e perspectivas. Química Nova, supl. 1, p. 14-24, 2002.
VANIN, J. A. Alquimistas e químicos: o passado, o presente e o futuro. São Paulo: Polêmica, 2010.
ZUCCO, C. Química para um mundo melhor. Química Nova, vol. 34, n. 5, 733, 2011.