CURRÍCULO, IDEB E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DESRACIALIZANDO O CAMPO

Autores

  • Simone Ferreira Soares dos Santos Universidade Católica Dom Bosco
  • Paulo Alberto dos Santos Vieira UNEMAT
  • Karina Almeida de Souza Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5061

Resumo

O artigo situa o debate sobre o currículo, o IDEB e a educação para as relações étnico-raciais a partir da emergência do debate racial no plano das políticas públicas educacionais. Este promovido por meio da re-articulação do movimento negro, conhecido como movimento negro contemporâneo, em consonância com intelectuais engajados no debate racial e um contexto internacional de eventos e acordos que resultaram no reconhecimento da existência de racismo no Brasil. Esse fato somado a outros culminou na promulgação em 2003, da Lei nº 10.639, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, da Resolução 03/2004 e do Parecer do Conselho Nacional de Educação/Conselho Pleno 001/2004. A alteração do arcabouço legal atuou em consonância com o debate sobre os processos de identificação e sobre a cultura, que passam então a demandar a partir do reconhecimento e da afirmação positiva da diferença mudanças curriculares que vão da prática pedagógica ao conteúdo curriculr, passando pelos materiais didáticos. Essas alterações, por sua vez, orientam novas abordagens teóricas e metodológicas à formação de professores. A formação de professores, por sua vez, adquire um caráter que diverge da atualiação de conhecimentos e práticas passando a formar, de fato, professores e professoras a partir de perspectivas que reconheçam a diferença como inerente as culturas que constituiem a comunidade escolar. A pesquisa, abordou ainda depoimentos de professores sobre a prática docente quanto ao tema, propondo, como conclusão um esboço crítico sobre o IDEB em relação e a educação para as relações étnico-raciais.

Palavras-Chave: Educação para as Relações Étnico-Raciais; Currículo; IDEB.

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Biografia do Autor

  • Simone Ferreira Soares dos Santos, Universidade Católica Dom Bosco
    Graduada em pedagogia (2003). Possui Mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2016) e Doutoranda em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco, Integrada na linha de pesquisa diversidade cultural e educação indígena. Membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Integrante do grupo de pesquisa GEPEDCult - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diferença Cultural-UCDB.Tem interesse nas seguintes áreas de investigação: diversidade, cultura e educação; relações étnico-raciais e educação; formação de professores e diversidade étnico-racial.
  • Paulo Alberto dos Santos Vieira, UNEMAT
    Professor adjunto da UNEMAT. Pós-doutor em Ciências da Saúde (UFRB - 2019). Doutor em Sociologia (UFSCar - 2012). Mestre em Desenvolvimento Econômico (UFU - 2003). Bacharel em Ciências Econômicas (UFRuralRJ - 1990). Líder do GRAFITE - Grupo de Pesquisa sobre Ação Afirmativa e Temas da Educação Básica e Superior. Vice-líder do CISMA - Grupo de Pesquisa sobre Comportamento, Identidade, Saúde Mental e Ambiente. Pesquisador permanente do NEGRA - Núcleo de Estudos sobre Educação, Gênero, Raça e Alteridade. Tem experiência e interesse de pesquisa em temas como: diáspora, epistemologias, estudos culturais, políticas de ação afirmativa, saúde (mental) da população negra, educação para as relações étnico-raciais. 
  • Karina Almeida de Souza, Universidade Federal do Tocantins
    Professora Assistente II junto ao curso de Licenciatura Ciências Sociais da Universidade Federal do Tocantins/ Campus Tocantinópolis. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Raça e Temas Educacionais (GERTE) e membro do Centro de Referência em Cidadania e Direitos Humanos, atuando nas linhas de ação relacionadas ao debate racial. Atuou como coordenadora de área no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Sociologia). Pós-Graduanda (nível doutoramento) no Programa de Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Realiza estágio de doutoramento com financiamento da CAPES junto a Georgia State University- Atlanta/ Estados Unidos sobre supervisão da Profª Drª Joyce E. King. Possui mestrado em Sociologia e Bacharelado em Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, pela mesma instituição. Desenvolveu pesquisas sobre a temática Étnico-Racial no Brasil Contemporâneo relacionada aos debates educacionais. Atualmente desenvolve pesquisa na mesma área com enfoque no debate sobre Associativismo Negro, a partir dos Clubes Sociais Negros.

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Publicado

2020-10-08

Edição

Seção

ARTIGOS

Como Citar

CURRÍCULO, IDEB E A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DESRACIALIZANDO O CAMPO. (2020). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 11-28. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5061