JOGO “EXPRESSÕES ALGÉBRICAS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5066Resumo
Neste relato, buscamos compartilhar uma experiência desenvolvida por meio de um jogo intitulado “Expressões Algébricas”, que foi desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Sinop, Mato Grosso. A proposta desenvolvida se caracteriza como uma atividade organizada e planejada junto à disciplina Seminários de Práticas Educativas V, do curso em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, em parceria com o projeto de extensão Dmate: Dia da Matemática na Escola. A atividade foi aplicada na Oficina de Matemática, na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop. Esse jogo tem por objetivo associar o lúdico ao ensino de expressões algébricas, de forma a propiciar o treinamento e o aprimoramento desse conteúdo. Com o desenvolvimento da atividade, procuramos discutir a utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem de matemática, de forma a encará-lo como um recurso metodológico útil, tanto para o ensino de conteúdos matemáticos, quanto para o desenvolvimento de crenças positivas em relação à matemática. O jogo desenvolvido busca ativar as capacidades de raciocínio e favorecer o cálculo mental, além de possibilitar aos alunos se acostumarem a lidar com regras e a desenvolver habilidades de argumentação, o que é muito importante para o ensino de matemática e para a vida em sociedade. Com a aplicação dessa atividade, pudemos observar que os alunos em questão possuíam muita dificuldade nas operações básicas da matemática, mas o jogo possibilitou maior envolvimento com a matemática, de maneira a favorecer a evolução e empolgação com a disciplina.
Palavras-chave: Ensino de Matemática; Jogos Pedagógicos; Operações Algébricas; Educação Básica.
Downloads
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em 05 de outubro de 2020.
GÓMEZ CHACÓN, I. M. Matemática emocional: os afetos na aprendizagem matemática. Tradução: Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2003.
LARA, I. C. M. Jogando com a Matemática. São Paulo: Rêspel, 2003.
MOURA, M. O. O jogo e a construção do conhecimento matemático. São Paulo: Ideias, 1991, p. 45-53. Disponível em < http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_10_p045-053_c.pdf >. Acesso em: 17 jun. 2019.
MUNIZ, C. A. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.
RYN, V. G. D. V,; TREVISAN, E. P. Os jogos matemáticos como ferramenta potencializadora no Ensino de Matemática na EJA: uma experiência desenvolvida numa escola do município de Juruena. Revista RELVA, Juara/MT, p. 117 – 131, Jan./Jun., 2016
SELVA, K. R.; CAMARGO, M. O Jogo Matemático Como Recurso para a Construção do Conhecimento. In: X Encontro Gaúcho de Educação Matemática, Ijuí, RS, 2009. http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/cd_egem/fscommand/CC/CC_4.pdf. Acesso em 10 jun. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). Projeto Pedagógico de Curso (PPC). Curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso. Sinop: UFMT, 2009.