JOGO “EXPRESSÕES ALGÉBRICAS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Diemeson Souza ASSUNÇÃO Universidade Federal de Mato Grosso
  • Thiago SAUER Universidade Federal de Mato Grosso
  • Andreia Cristina Rodrigues TREVISAN Universidade Federal de Mato Grosso
  • Eberson Paulo TREVISAN Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5066

Resumo

Neste relato, buscamos compartilhar uma experiência desenvolvida por meio de um jogo intitulado “Expressões Algébricas”, que foi desenvolvido com alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Sinop, Mato Grosso. A proposta desenvolvida se caracteriza como uma atividade organizada e planejada junto à disciplina Seminários de Práticas Educativas V, do curso em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática, em parceria com o projeto de extensão Dmate: Dia da Matemática na Escola. A atividade foi aplicada na Oficina de Matemática, na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop. Esse jogo tem por objetivo associar o lúdico ao ensino de expressões algébricas, de forma a propiciar o treinamento e o aprimoramento desse conteúdo. Com o desenvolvimento da atividade, procuramos discutir a utilização de jogos no processo de ensino e aprendizagem de matemática, de forma a encará-lo como um recurso metodológico útil, tanto para o ensino de conteúdos matemáticos, quanto para o desenvolvimento de crenças positivas em relação à matemática. O jogo desenvolvido busca ativar as capacidades de raciocínio e favorecer o cálculo mental, além de possibilitar aos alunos se acostumarem a lidar com regras e a desenvolver habilidades de argumentação, o que é muito importante para o ensino de matemática e para a vida em sociedade. Com a aplicação dessa atividade, pudemos observar que os alunos em questão possuíam muita dificuldade nas operações básicas da matemática, mas o jogo possibilitou maior envolvimento com a matemática, de maneira a favorecer a evolução e empolgação com a disciplina.

 

Palavras-chave: Ensino de Matemática; Jogos Pedagógicos; Operações Algébricas; Educação Básica.

 

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Biografia do Autor

Diemeson Souza ASSUNÇÃO, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciando em Ciências Naturais e Matemática – Matemática, na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop, Mato Grosso.

Thiago SAUER, Universidade Federal de Mato Grosso

Licenciando em Ciências Naturais e Matemática – Matemática, na Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop, Mato Grosso.

Andreia Cristina Rodrigues TREVISAN, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC - UFMT). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop. 

Eberson Paulo TREVISAN, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática
(REAMEC - UFMT). Docente na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus Universitário de Sinop. 

Referências

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

ASSUNÇÃO, D. S., SAUER, T., TREVISAN, A. C. R., & TREVISAN, E. P. (2020). JOGO “EXPRESSÕES ALGÉBRICAS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 99–113. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5066

Edição

Seção

ARTIGOS