POTENCIALIDADES DO USO DE MUSEUS VIRTUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Elton SIMOMUKAY Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5072

Resumo

As tecnologias digitais em sala de aula podem ser instrumentos valiosos para motivar e auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Para a área de química, em especial, a tecnologia pode ajudar a superar o entendimento de conhecimentos científicos mais complexos e abstratos aos alunos. As diretrizes curriculares do MEC norteiam para a busca da aprendizagem significativa por meio de novos meios de ensino e visando o desenvolvimento de um aluno proativo capaz de usar a química como exercício da cidadania e para a busca de uma vida melhor. Os museus são espaços de lazer e aprendizagem, mas a logística de visitação a estes espaços pode ser difícil para muitas escolas.  Uma maneira possível de resolver esse problema é desenvolver museus on-line, onde apresentam-se digitalmente objetos e conteúdos relacionados a um determinado tema. Desta forma, este trabalho demonstra a estratégia pedagógica para montar um museu virtual temático em química, para posterior identificação de possibilidades e aplicabilidade de uso deste objeto de aprendizagem em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram uma facilidade de construção e aplicação no ensino de química.

 

Palavras-Chave: Ensino; Química; Tecnologia; Museus Virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elton SIMOMUKAY, Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná

Mestre em Química e Professor da Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná, Londrina, PR. e-mail: 

Referências

ALCÂNTARA, P. R.; DEMETERCO, J. O mundo virtual como ferramenta interativa no ensino-aprendizagem colaborativo. Comunicar: Revista científica iberoamericana de comunicación y educación, n. 23, p. 77-81, 2004. DOI: https://doi.org/10.3916/C23-2004-13

ANTONACI, A.; OTT, M.; POZZI, F. Virtual museums, cultural heritage education and 21st century skills. Learning & Teaching with Media & Technology, v. 185, 2013.

BIZERRA, A. F. Atividade de aprendizagem em museus de ciências. 2009. 274 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.

BRAGA, M. Realidade virtual e educação. Revista de biologia e ciências da terra, v. 1, n. 1, p. 0, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura (MEC). Parâmetros Nacionais Curriculares Ensino Médio: bases legais. 2000. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf>. Acesso em: jul. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação e Cultura (MEC). Secretaria de Educação Média e Tecnológica (Semtec). PCN + Ensino Médio: orientações complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - linguagens, códigos e suas tecnologias. 2002c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf>. Acesso em: jul. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Básica (SEB). Orientações curriculares para o ensino médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. 2006b. v. 2.

DEMO, P. A educação do futuro e o futuro da educação. Autores Associados, 2005.

FAROUK, M.; PESCARIN, S. Terminology, Definitions and Types for Virtual Museums. 2013.

POVROZNIK, N. Virtual Museums and Cultural Heritage: Challenges and Solutions. In: DHN. 2018. p. 394-402.

Downloads

Publicado

2020-10-08

Como Citar

SIMOMUKAY, E. (2020). POTENCIALIDADES DO USO DE MUSEUS VIRTUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 149–160. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5072

Edição

Seção

ARTIGOS