PRODUÇÕES DE SENTIDOS: MOVIMENTOS DECOLONIAIS NA VIVÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONALIZADO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

Autores

  • Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA UNEMAT
  • Saturnina Urupe CHUE UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5404

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar parte dos resultados alcançados pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido junto à Faculdade Indígena Intercultural, campus de Barra do Bugres-MT, especificamente, por parte de um dos subprojetos do curso de Licenciatura em Pedagogia Intercultural. Identificamos que as proposições didático-metodológicas se inserem dentro das pedagogias indígenas, pois têm como premissa a interculturalidade crítica e a decolonialidade. Assim, o objetivo foi de produzir práticas educativas de interesse dos povos indígenas e, em se tratando do povo Chiquitano, buscou-se a continuidade da prática de uma educação escolar indígena diferenciada, aproximando diferentes saberes, com a produção de textos significativos à comunidade, bem como, o registro de parte do léxico na língua originária.
Palavras-chave: Povo Chiquitano; PIBID; Decolonialidade.

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Biografia do Autor

Waldinéia Antunes de Alcântara FERREIRA, UNEMAT

Doutora em Educação. Professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso - Curso Pedagogia - Campus Juara; Coordenadora do Curso de Pedagogia Intercultural da Faculdade Indígena Intercultural - Campus Barra do Bugres; Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU), Campus de Cáceres; Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Contexto Indígena Intercultural. E-mail: waldineiaferreira@hotmail.com . Orcid http://orcid.org/0000-0001-5949-7590.

Saturnina Urupe CHUE, UNEMAT

Graduação em Programa de Formação Pedagógica Para Docentes Indígenas.
Universidade do Estado de Mato Grosso, UNEMAT, Brasil.

Referências

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Publicado

2020-10-08

Como Citar

FERREIRA, W. A. de A., & CHUE, S. U. (2020). PRODUÇÕES DE SENTIDOS: MOVIMENTOS DECOLONIAIS NA VIVÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONALIZADO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 7(2), 63–73. https://doi.org/10.30681/relva.v7i2.5404

Edição

Seção

ARTIGOS