DIVERSIDADE E DIFERENÇA NA ESCOLA: CRIANÇAS MIGRANTES DO HAITI
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v10i1.5436Palavras-chave:
Crianças Haitianas, Escola, Diversidade, DiferençasResumo
Neste artigo discute-se sobre a migração haitiana para o Brasil, especificamente na cidade de Sinop, estado de Mato Grosso. Tendo como foco a inserção das crianças haitianas em escolas públicas, as dificuldades delas com a língua, a aprendizagem escolar e a percepção da diversidade e da diferença pelos professores e gestores das escolas. A sociologia da infância foi o aporte teórico utilizado na pesquisa e os dados apresentados neste artigo foram gerados no ano de 2016 em 4 escolas públicas, sendo 2 de Ensino Fundamental e 2 de Educação Infantil, e em entrevistas com professores, técnicas em atendimento infantil (TAI), bolsistas do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID). Nas escolas pesquisadas há uma ausência de conteúdos curriculares que discutem a diversidade e a diferença (raciais, étnicas, gênero e sexualidade) na sociedade. As escolas que recebem as crianças migrantes não abordam o tema diversidade e diferença e isso influencia na forma como as crianças migrantes haitianas são percebidas pelos professores.
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