PRÁTICA DOCENTE QUILOMBOLA E OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Olindina Serafim NASCIMENTO Universidade Federal Fluminense (UFF).
  • Maria Cecilia Fantinato Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5524

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar desafios da prática docente na educação escolar quilombola nos territórios do Espírito Santo, com foco nas narrativas de professoras quilombolas e os impactos da pandemia no cotidiano escolar. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento. Como referenciais teóricos, privilegiamos estudos sobre a educação intercultural, as relações étnico-raciais, assim como sobre a educação no contexto da pandemia da COVID-19 ou sobre a internet como metodologia de ensino. Foram entrevistadas oito professoras que atuam em escolas quilombolas, tendo a entrevista abordado o ensino remoto e os novos desafios experimentados no exercício docente. As narrativas apresentam a rotina adotada nas escolas, com a interrupção das aulas presenciais. Apresentam também a percepção do uso dos meios tecnológicos poucos utilizados em sala de aula antes da pandemia e, que se tornaram ferramenta primordial. As professoras entrevistadas sinalizaram também para suas novas condições de trabalho por meio remoto, em que a própria sala de casa passou a ser também sala de aula.

Palavras-chave: Educação escolar quilombola; Prática docente quilombola; Educação das relações étnico-raciais; Pandemia do Corona vírus; Ensino remoto.

 

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Biografia do Autor

Olindina Serafim NASCIMENTO, Universidade Federal Fluminense (UFF).

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Aplicadas “Sagrado Coração” (UNILINHARES). Professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental Valério Coser, Secretaria Municipal de Educação de São Mateus-ES. E-mail: serafimnago@gmail.com.

Maria Cecilia Fantinato, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenadora do Grupo de Etnomatemática da UFF (GETUFF). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). E-mail: mc_fantinato@id.uff.br.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

NASCIMENTO, O. S., & Fantinato, M. C. (2021). PRÁTICA DOCENTE QUILOMBOLA E OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(1), 78–100. https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5524