PIBID INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS INDÍGENAS DA AMAZÔNIA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5525Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre Alfabetização Intercultural a partir das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o Pibid Intercultural. A atividade ocorreu no período de 2018-2020 na Universidade Federal de Rondônia, Licenciatura em Educação Básica Intercultural em Ji-Paraná e nos territórios indígenas. Envolveu a participação de bolsistas indígenas e supervisores (as) pertencentes aos povos Zoró, Paiter Suruí, Nambikuara/Mamaindê, Karitiana, Cujubim, Macurap, Arikapu, Wajuru, Tupari, Oro Nao, Oro Mon, Oro Waram Xijein, Oro Eo, Cao Oro Waje e Djeoromitxi. O estudo assumiu um caráter qualitativo e foi construído a partir da pesquisa documental - recurso metodológico que possibilitou a análise de cadernos escolares. Os resultados apontaram que as crianças indígenas de Rondônia e parte do Mato Grosso aprendem a ler e escrever por meio de representações icônicas (desenho) e não icônicas (grafias) relacionadas ao contexto indígena e veiculadas em língua indígena e/ou em língua portuguesa. Concluímos que as atividades registradas nos cadernos escolares sugerem a existência de fortes práticas de alfabetização influenciadas pelas cartilhas sustentadas pela mentalidade empirista de um lado e, de outro, evidenciam marcas das concepções construtivistas e cosmológicas que buscam protagonizar o pensamento, saberes e interesses infantis no processo. Elementos que demandam a inserção do tema alfabetização nas pautas de discussão dos Povos Indígenas, agências formadoras e sistemas de educação tendo em vista a importância da cultura escrita nos atuais processos comunicativos.
Palavras-chave: Pibid intercultural; Alfabetização; Povos Indígenas; Cultura escrita.
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