PIBID INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS INDÍGENAS DA AMAZÔNIA

Autores

  • Josélia Gomes Neves Docente do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER)

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5525

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma reflexão sobre Alfabetização Intercultural a partir das experiências vivenciadas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o Pibid Intercultural. A atividade ocorreu no período de 2018-2020 na Universidade Federal de Rondônia, Licenciatura em Educação Básica Intercultural em Ji-Paraná e nos territórios indígenas. Envolveu a participação de bolsistas indígenas e supervisores (as) pertencentes aos povos Zoró, Paiter Suruí, Nambikuara/Mamaindê, Karitiana, Cujubim, Macurap, Arikapu, Wajuru, Tupari, Oro Nao, Oro Mon, Oro Waram Xijein, Oro Eo, Cao Oro Waje e Djeoromitxi. O estudo assumiu um caráter qualitativo e foi construído a partir da pesquisa documental - recurso metodológico que possibilitou a análise de cadernos escolares. Os resultados apontaram que as crianças indígenas de Rondônia e parte do Mato Grosso aprendem a ler e escrever por meio de representações icônicas (desenho) e não icônicas (grafias) relacionadas ao contexto indígena e veiculadas em língua indígena e/ou em língua portuguesa. Concluímos que as atividades registradas nos cadernos escolares sugerem a existência de fortes práticas de alfabetização influenciadas pelas cartilhas sustentadas pela mentalidade empirista de um lado e, de outro, evidenciam marcas das concepções construtivistas e cosmológicas que buscam protagonizar o pensamento, saberes e interesses infantis no processo. Elementos que demandam a inserção do tema alfabetização nas pautas de discussão dos Povos Indígenas, agências formadoras e sistemas de educação tendo em vista a importância da cultura escrita nos atuais processos comunicativos.

Palavras-chave: Pibid intercultural; Alfabetização; Povos Indígenas; Cultura escrita.

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Biografia do Autor

  • Josélia Gomes Neves, Docente do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER)

    Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Departamento de Educação Intercultural (DEINTER) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Coordenadora do Subprojeto Pibid Intercultural (2018-2020). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNIR. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA). E-mail: joseliagomesneves@gmail.com.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

PIBID INTERCULTURAL: REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO EM CONTEXTOS INDÍGENAS DA AMAZÔNIA. (2021). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(1), 101-131. https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5525