EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA

Autores

  • Márcia Regina de Souza Silva Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Kécio Gonçalves Leite Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIR.

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5526

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caráter bibliográfico com o objetivo de analisar, a partir dos anais das cinco primeiras edições do Congresso Brasileiro de Etnomatemática (CBEm), como as publicações neste evento, na modalidade comunicações orais, têm definido e referenciado teoricamente a educação do campo, com um recorte ainda mais específico das que se referem a pesquisas no espaço escolar. Inicialmente, para a seleção dos trabalhos, utilizamos os descritores educação do campo, rural e agricultura. Em seguida, mantivemos no corpus de análise apenas os trabalhos relacionados a pesquisas cujos dados foram produzidos em espaços escolares. Como resultados, foram identificadas 9 (nove) comunicações orais, a partir das quais foi possível verificar que, embora a etnomatemática esteja definida e referenciada teoricamente nos trabalhos apresentados no CBEm, isto não ocorreu com a educação do campo. Em 7 (sete) dos trabalhos analisados, verificou-se uma lacuna ou uma ausência de definição do que os pesquisadores entendem por educação do campo, e até mesmo a inexistência de referenciais teóricos que discutem a educação do campo. A partir de tais resultados, é possível fazer o indicativo à comunidade de pesquisadores que estudam a interface da etnomatemática com a educação do campo, no sentido da necessidade de uma maior aproximação teórica de suas pesquisas com o movimento que culminou com as Diretrizes Gerais para a Educação Básica nas Escolas do Campo, fruto das experiências desenvolvidas no contexto de luta dos movimentos sociais camponeses por terra e educação.

Palavras-chave: Etnomatemática; Educação do Campo; Espaço Escolar.

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Biografia do Autor

  • Márcia Regina de Souza Silva, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
    Mestranda em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora da rede estadual de educação de Rondônia. E-mail: marcyaregina@gmail.com.
  • Kécio Gonçalves Leite, Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIR.

    Professor do Departamento de Educação Intercultural e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIR. Doutor em Educação em Ciências e Matemática e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). E-mail: kecioleite@unir.br.

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

EDUCAÇÃO DO CAMPO NOS ANAIS DO CONGRESSO BRASILEIRO DE ETNOMATEMÁTICA. (2021). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(1), 132-145. https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5526