DOCUMENTAR, REGISTRAR E AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES DA TEORIA HISTÓRICO - CULTURAL PARA A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5718Resumo
O presente artigo tem por finalidade discutir a documentação pedagógica como
possibilidades para evidenciar as aprendizagens das crianças e compreender a atividade do professor a partir de uma perspectiva humanizadora, tendo como pano de fundo as contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Na metodologia, realizamos a revisão de literatura para localizar nossa discussão a partir do que já foi escrito sobre o tema e pontuar a documentação do ponto de vista dos ordenamentos legais. No decorrer do trabalho, analisamos os registros e a documentação pedagógica de uma professora atuante nas séries finais da Educação Infantil que dialogam com nossa discussão. Na conclusão, tecemos as
considerações sobre os múltiplos condicionamentos que limitam a atividade consciente do professor destacando elementos para a constituição de um processo avaliativo humanizador.
Palavras-chave: Documentação Pedagógica. Infância. Teoria Histórico-Cultural.
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