A BNCC E A EDUCAÇÃO DO CAMPO, DA INVISIBILIDADE A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA

Autores

  • Márcia Regina de Souza SILVA Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIR.
  • Leiva Custódio PEREIRA Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).
  • Helen Maciel da SILVA Coordenadora pedagógica da secretaria municipal de educação de Ji-Paraná/RO

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5720

Resumo

Este artigo é resultado parcial de uma pesquisa em desenvolvimento no curso de Mestrado em Educação Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Rondônia, de abordagem qualitativa, com procedimento bibliográfico e exploratório, analisa teses e dissertações constantes no banco de teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, a partir do descritor Base Nacional Comum Curricular - BNCC, sendo identificados 49 trabalhos. Posteriormente, a partir da leitura dos resumos e palavras chaves, buscou-se localizar o descritor Educação do Campo, não constatando nenhuma ocorrência. Desta constatação buscou-se compreender o processo de elaboração, participação, interesses políticos e econômicos envolvidos na construção da BNCC, bem como a valorização às diversidades, a partir da seleção de 5 dissertações. Objetivando o aprofundamento do tema, analisou-se os Referenciais Curriculares do estado de Rondônia-RCRO e as Orientações Curriculares do município de Ji-Paraná/RO na busca das concepções de Educação do Campo. Como resultado, apontamos que para se efetivar uma política de Educação para o campo, é imprescindível a participação dos sujeitos afetos à política, formação inicial e continuada dos princípios de educação do campo e sempre quando necessário, a insubordinação criativa.

Palavras-chave: Educação do Campo. Currículo. BNCC. Formação de Professores.

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Biografia do Autor

  • Márcia Regina de Souza SILVA, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIR.

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UNIR. Professora da rede estadual de
    educação de Rondônia. E-mail: marcyaregina@gmail.com

  • Leiva Custódio PEREIRA, Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

    Professora Doutora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). E-mail:
    leivacustodio@gmail.com

  • Helen Maciel da SILVA, Coordenadora pedagógica da secretaria municipal de educação de Ji-Paraná/RO

    Mestra em Educação Escolar. Coordenadora pedagógica da secretaria municipal de educação de Ji-Paraná/RO.
    E-mail: helen2maciel@gmail.com

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

A BNCC E A EDUCAÇÃO DO CAMPO, DA INVISIBILIDADE A INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA. (2021). Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(1), 34-54. https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5720