FERRAMENTAS DIGITAIS, CHAT E FÓRUM, EM TUTORIA ON-LINE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores

  • Rodolfo SALGADO Atua como professor e pesquisador na Universidade Save em Moçambique.

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5724

Resumo

Este artigo objetiva discutir a interação dialógica em educação a distância, propondo-se responder às inquietações da ausência de intensa interlocução em tutoria on-line entre os tutores e estudantes dessa modalidade. Por isso, apresentamos, neste artigo, as ferramentas digitais Chat e Fórum como espaços virtuais sociais de interação dialógica e, também, como um momento de aprendizagem e construção de conhecimento que oportuniza o amadurecimento de posicionamentos enunciativos no encontro com o outro no contexto da coletividade. A fundamentação teórica e metodológica é com base em Bakhtin, em uma abordagem qualitativa na ótica da pesquisa-formação e a sua análise diz respeito às enunciações do tutor e estudantes no ambiente virtual de aprendizagem da plataforma Moodle. Concluimos que ainda existem abordagens pedagógicas concebidas por tutorias monológicas caracterizadas pela falta de intensa interlocução, aumentando a distância transacional entre tutor e estudantes em tutorias online.

Palavras-chave: Dialogismo. Proposição Disparadora. Ferramentas Digitais. Tutoria On-line. Educação a Distância

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Biografia do Autor

Rodolfo SALGADO, Atua como professor e pesquisador na Universidade Save em Moçambique.

Doutor em Informática na Educação pela UFRGS. Atua como professor e pesquisador na Universidade Save
em Moçambique. Grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos de Linguagem, Interação e Cognição/Criação.
Linha de Pesquisa: Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição. E-mail: rsallos@gmail.com

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Publicado

2021-06-07

Como Citar

SALGADO, R. (2021). FERRAMENTAS DIGITAIS, CHAT E FÓRUM, EM TUTORIA ON-LINE EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(1), 109–129. https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5724