PRÁTICAS DE FORMAÇÃO HÍBRIDA E ATOS DE CRIAÇÃO/AUTORIA COLABORATIVA EM PERCURSO FORMATIVO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.30681/relva.v8i1.5725Resumo
Este artigo partilha práticas de formação híbrida, cuja centralidade incide sobre ações formativas que sustentaram os atos de criação/autoria colaborativa em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os percursos formativos ocorreram mediante atividades realizadas nas modalidades presencial e à distância, cujo grupo de interesse compõe-se de professores da área de Letras e Pedagogia, que lecionam em escolas de Educação Básica das redes municipal e estadual. O estudo e as práticas formativas referenciam-se no método de pesquisa-formação. A formulação do corpus de análise compõe-se de excertos de narrativas escritas na plataforma digital PBworks utilizada para efetividade das atividades à distância. Os dados, em análise, apontam que as práticas de formação híbrida possibilitadas no percurso formativo dos professores da área de Letras e Pedagogia contribuíram com a ampliação dos conhecimentos acerca dos diferentes usos e apropriação das tecnologias e interfaces digitais em atos de criação/autoria colaborativa em Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma vez que esses assumiram atitudes responsivas e dialógicas na criação de novas ideias, novos projetos e redes de conhecimentos, premissas fundamentais no processo de constituição da autoria em AVA.
Palavras-chave: Ambiente Virtual de Aprendizagem. Criação/Autoria Colaborativa. PBworks. Pesquisa-formação.
Downloads
Referências
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo, Martins Fontes, 2010.
BRAGANÇA, I. F. de S. Histórias de vida e formação de professores: reflexões sobre um caminho de investigação. In: ARAÚJO, M. da S.; MORAIS, J. de F. dos S. Vozes da educação: formação de professores, narrativas, políticas e memórias. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012, p. 59-74.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 6.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010.
KLEIMAN, A. B. O processo de aculturação pela escrita: ensino da forma ou aprendizagem da função? In: KLEIMAN, A. B.; SIGNORINI, I. (Orgs.) O ensino e a formação do professor: alfabetização de jovens e adultos. Porto Alegre: Artmed, 2000. p. 223-243.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
LÉVY, P.. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: 34, 2008.
MORIN, E. O arquiteto do pensamento. Entrevista a Miguel Pereira. Alceu, v. 2, n. 3, p. 5-14, jul./dez. 2001.
NEVADO, R. A.; CARVALHO, M. J. S.; MENEZES, C. S. de. Metarreflexão e a construção da (trans)formação permanente: estudo no âmbito de um curso de pedagogia a distância. In: VALENTE, José A.; BUSTAMANTE, Silvia B. V. (Orgs.). Educação a distância: prática e formação do profissional reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009. Cap. 4, p. 83-108.
PERRELI, M. A. S. et al. Percursos de um grupo de pesquisaformação: tensões e (re)construções. In: R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 94, n. 236, p. 275-298, jan./abr. 2013.
PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. A formação na ação do professor: uma abordagem na e para uma nova prática pedagógica. In: VALENTE, José A. (Org.). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2002. Cap. 2, p. 21-38.
RELA, E. Avaliação no estágio supervisionado: intersubjetividades na formação de professores em cursos na modalidade EAD. 206 f. Porto Alegre: UFRGS, 2010. (Tese Doutorado em Informática na Educação) – Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
SALLES, C. A. Crítica genética: fundamentos dos estudos genéticos sobre o processo de criação artística. São Paulo: EDUC, 2008a.
SALLES, C. A. Redes da criação: construção da obra de arte. 2.ed. São Paulo: Horizonte, 2008b.
SALLES, C. A. Arquivos de criação: arte e curadoria. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010.
SERAFINI, A.Z. et al. A aprendizagem: várias perspectivas e um conceito. In: PORTILHO, E.M.L. Alfabetização aprendizagem e conhecimento na formação docente. Curitiba- PR. Champagnat, 2011, p. 43-69.
SILVA, M. Internet na escola e inclusão. In: ALMEIDA, M. E. B. de; MORAN, J. M. (Orgs.). Integração das tecnologias na educação. Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação, Seed, 2005. p. 62-69.
SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica... 5.ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
SILVA, A. P. de P; AYRES, S. R. B. Uso do PBworks como espaço digital de aprendizagem – minicurso. In: V seminário de Informática na Educação. Anais. Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)- Câmpus Universitário de Sinop/MT, 2013. P. 1-8.
SILVA, A. P. de P; AYRES, S. R. B.. Formação continuada de professores para o projeto UCA: análise dos processos formativos prescritos, vivenciados e narrados. 330 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
SILVEIRA, P. G.; CARVALHO, M. J. S. O uso de Pbworks como espaço potencializador no ensino a distância. Disponível em: < http://www.ccae.ufpb.br/sbie2010/anais//WModelos_files/widget1_markup.html >. Acesso em: 26 out. 2011.
TEIXEIRA, A. C.; CAMPOS, A. de. A indissociabilidade entre inclusão digital e software livre na sociedade contemporânea: a experiência do mutirão pela inclusão digital. In: TEIXEIRA, A. C.; MARCON, Karina. (Orgs.). Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2009. P. 54-72.
TEIXEIRA, A. C.; CAMPOS, A. de. A. Inclusão digital: novas perspectivas para informática educativa. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
VAILLANT, D.; MARCELO, C. Las tareas del formador. Málaga. Ediciones Aljibe, 2001.
VALENTE, J. A. Criando ambientes de aprendizagem via rede telemática: experiência na formação de professores para o uso da informática na educação. In: _______(Org.). Formação de educadores para o uso da informática na escola. Campinas, SP: UNICAMP/NIED, 2002. Cap. 1, p. 1-19.