APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS – DILEMAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS

Autores

  • Ariele Mazoti CRUBELATI UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6139

Palavras-chave:

Educação, Múltiplas Linguagens, Dilemas, Desafios Contemporâneos

Resumo

Prezados (as) leitores (as),

            É com muito entusiasmo que divulgamos a Edição 2021/2 (v.8 n.2 - 2021-2) da Revista de Educação do Vale do Arinos – RELVA versão Eletrônica da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Juara-MT. Esta edição é muito especial, particularmente para mim, pois trata-se de um Dossiê Temático referente aos trabalhos publicados e apresentados no XV Seminário de Educação do Vale do Arinos – SEVA ao qual coordenei.  O tema desse evento foi “Educação e Múltiplas Linguagens – Dilemas e Desafios Contemporâneos” e por isso, a presente edição anuncia produções científicas de estudantes e pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento que se associam aos anseios educacionais.

Foram selecionados nove trabalhos que brevemente anunciamos a seguir.

Ensino em Condições Remotas e os Desafios deste Tempo: Problemáticas Pedagógicas submetido por um dos palestrantes do evento Samilo Takara é um ensaio qualitativo oriundo de análises bibliográficas e amparada pelos Estudos Culturais em Educação. A pesquisa é muito recente e perpassa por anseios dos processos educativos em tempos de pandemia. O autor problematiza o trabalho docente em contexto do Ensino Remoto Emergencial vinculado aos usos de mídias enquanto possibilidades pedagógicas. O trabalho perpassa em compreender as complexidades sobre as condições pedagógicas no contexto de um Ensino Remoto Emergencial; em problematizar a relação entre educação e tecnologias de informação e comunicação; e, em discutir as potencialidades do fazer pedagógico na contemporaneidade.

Redefinições das Ações do Pibid no Contexto da Pandemia do Covid-19 é o texto de Cleuza Regina Balan Taborda onde apresentam experiências vinculados ao subprojeto de Pesquisa “Ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência nos anos iniciais da Educação Fundamental, em defesa do direito da alfabetização na perspectiva dos letramentos” anexo ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID. O retrato dessa experiência ocorreu com estudantes do curso de graduação em Pedagogia da UNEMAT em Juara e caracteriza-se pela investigação teórico, conceitual, metodológica e de vivências práticas requeridas pelo processo de alfabetização na perspectiva dos letramentos. Essa pesquisa denominada como pesquisa-ação/intervenção sofreu modificações decorrentes do nosso cenário pandêmico e as atividades que a priori seriam presenciais foram substituídas por atividades não presenciais, por meio do ensino remoto emergencial. Foram momentos distintos no processo de ensino e aprendizagem que permitiu aos envolvidos ampliar olhares sobre as possibilidades e a multidimensionalidade que envolve a ação pedagógica na tentativa de garantir os direitos de aprendizagem dos educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O texto de Thays Aparecida Ramos “Efeitos da Covid-19 e Distanciamento Social na Aprendizagem da Criança na Educação Infantil: o Dilema do Parecer do CNE é uma pesquisa que busca identificar os efeitos e impactos do distanciamento social na aprendizagem da criança da educação infantil, pelo que direciona o Conselho Nacional de Educação (CNE) para a Educação Infantil, estabelecendo um comparativo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa de cunho qualitativo utilizou como metodologia a análise bibliográfica e documental, fazendo uma análise crítica sobre os discursos estabelecendo um paralelo entre documentos oficiais. A autora compreende que houve pouco ou nenhum estudo prévio que levassem em consideração as condições emocionais, econômicas, sociais e culturais das crianças atendidas. A alteração brusca e que não considerou as especificidades e necessidades locais, tornaram os efeitos do distanciamento social necessário para segurança do Covid-19 na Educação Infantil preocupantes. A pesquisa enfatiza que poderá influenciar no aprendizado escolar na etapa seguinte, pois as drásticas mudanças na rotina e ambiente da primeira infância durante a pandemia, já apontam para alguns aspectos de impacto direto no desenvolvimento integral infantil.

Educação e os Multiletramentos em Tempos de Distanciamento Social na Pandemia da Covid-19: uma Proposta para o uso do Facebook como Ambiente Virtual de Aprendizagem de Adson Luan Duarte Vilasboas Seba é um ensaio oriundo da palestra de abertura do XV SEVA. Essa discussão perpassa tanto o campo educacional quanto da linguista aplicada busca investigar a relação entre a educação e os multiletramentos em tempos de distanciamento social na pandemia da Covid-19. Nesse escopo, foi apresentado uma experiência realizada em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola no município de Cáceres-MT, na disciplina de Língua Portuguesa, utilizando como ferramentas a rede social Facebook, adotado como ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A intenção é demonstrar como as práticas de multiletramentos podem ser associadas às diversas realidades e com múltiplas metodologias. Expoentes como Barton e Lee (2015), Dudeney, Hockly e Pegrum (2016) foram usados para elucidar a linguagem on-line e Rojo (2019), Rojo e Moura (2012) para analisar a multimodalidade textual e a necessidade de se discutir práticas pedagógicas que envolvam os multiletramentos.

Dados Acerca da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: em Análise os Municípios da Região Metropolitana de Manaus/AM dos autores Márcio de Oliveira e Jefferson Araújo do Nascimento trazem como problemática central os altos índices de violência sexual e como esse é um problema social alarmante em nosso país. Os autores trazem como recorte de análise de oito municípios da região da capital Manaus no Amazonas. A metodologia usada foi a bibliográfica e documental. Percebem que apesar de os dados obtidos demonstrarem altos índices de violência sexual contra infanto-juvenis, ainda há muitos casos omissos o que acaba dificultando um trabalho massivo das autoridades e órgãos competentes para prevenção e combate a essa forma de violência. Entende-se que é necessário que os dados sejam reunidos e sistematizados, de modo a fornecer um diagnóstico do problema, com o intuito de diminuir essa forma de violação dos Direitos Humanos.

Educação para Ressocialização na Escola Estadual Nova Chance em Juara-Mt: Trajetória e Desafios dos Professores pertence aos autores Elaine Rodrigues de Souza Bassiqueti e Oseias Carmo Neves. Essa pesquisa utiliza-se da História Oral como estratégia metodológica para investigar e analisar a trajetória de professores atuantes na Escola Estadual Nova Chance em Juara-MT localizado na Cadeia Pública do mesmo município. Os pesquisadores contextualizam essa instituição e seus sujeitos de pesquisa a fim de resgatar a trajetória e os desafios que a modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos apresenta na realidade de indivíduos privados de liberdade. A riqueza de detalhes nas narrativas dos entrevistados possibilita a percepção de que ao longo das trajetórias de trabalho, os profissionais enfrentaram diversos percalços e dificuldades para o desenvolvimento de suas atividades profissionais, especialmente no que se refere a infraestrutura da unidade escolar.

Cartografia: Arte da Idade Média e sua Utilização como Material Didático do Ensino Básico de Daniele Nascimento dos Santos e Adriano Carvalho Viana é uma pesquisa que traz à luz da análise materiais didáticos utilizados no Ensino Fundamental – Anos finais oitavo ano, com alunos entre 12 e 13 anos, a fim compreender como mapas-múndi medievais são utilizados no material didático. A motivação da pesquisa se deu pela prática em sala de aula e pela preocupação da não contextualização dos documentos por parte do material didático da disciplina de geografia, fato esse, que prejudica o entendimento dos alunos sobre a Idade Média que já possui estigmas do senso comum. Ainda como justificativa, os autores enfatizam que há uma depreciação em muitos aspectos ligados à Idade Média, afinal, ao longo da história esse período foi menosprezado de diversas formas sendo usado como sinônimo para atraso, degradação, violência e etc. Sendo assim, nas últimas décadas há um esforço acadêmico para desmistificar essas visões e elucidar como a Idade Média corroborou com o desenvolvimento de muitas técnicas de trabalho, inúmeros medicamentos, numerosos trabalhos de arte, manuscritos e etc.

Considerações à Crise do Capital, Precarização do Trabalho e Impactos nas Políticas Sociais submetido por Kassia Lorena Fernandes Cordeiro e Ariele Mazoti Crubelati trata-se de uma análise bibliográfica que busca analisar e pontuar o contexto de reestruturação do capital mundializado, quais cenários favoreceram essa reestruturação e quais os impactos referentes à precarização do trabalho. Dentro dessa realidade, problematiza a informalidade para discutir a flexibilização no mundo do trabalho. Para isso as autoras trazem como exemplo os reflexos nas políticas sociais, que originou as transformações societárias, os marcos históricos e particularidades da profissão Serviço Social.  Por essa perspectiva reúne categorias de mediações essenciais para desvelar o sentido das determinações da alienação do trabalho no exercício profissional, enquanto profissão inserida na divisão social e técnica do trabalho coletivo no processo de (re)produção das relações sociais.

Processos Dialógicos Complexos: Considerações Iniciais sobre o Projeto de Pesquisa Fronteira, Territorialidade E Cultura: o Vale do Arinos na Memória de seus Habitantes e o Museu do Vale do Arinos escrito por Saulo Augusto de Moraes é um relato de experiência oriundo de caminhos percorridos em conjunto com o projeto de pesquisa e o Museu do Vale do Arinos, o único museu na cidade de Juara-MT. O museu é um riquíssimo ambiente constituído por e referências históricas, artefatos arqueológicos (cerâmica, líticos, sítios de gravuras e pinturas rupestres), referencias etnoculturais dos povos indígenas Apiaká, Kayabi, Munduruku e Rikbáktsa, material paleontológico (fóssil) entre outros. Ainda assim, desenvolve ações de educação patrimonial e museal com escolas de educação básica, escolas indígenas e possibilita às instituições de ensino superior local de estágio e de pesquisa.    

A Revista de Educação do Vale do Arinos – RELVA é um instrumento de socialização e disseminação do conhecimento acadêmico e científico, que, por meio das significativas contribuições dos pesquisadores, discutem temas relevantes para a sociedade. Os trabalhos que nesse dossiê temático foram publicados, evidencia pertinentes problemáticas, sendo imprescindível ressaltar que cada pesquisador e estudo assevera o seu compromisso, com o conhecimento nas áreas de educação e suas áreas afins.

Desejamos a todos (as) uma excelente e prazerosa leitura!

Dra. Ariele Mazoti Crubelati (UNEMAT/Brasil)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil

Downloads

Publicado

2022-03-25

Como Citar

CRUBELATI , A. M. . (2022). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: EDUCAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS – DILEMAS E DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS : . Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(2), 1–8. https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6139