ENSINO EM CONDIÇÕES REMOTAS E OS DESAFIOS DESTE TEMPO: PROBLEMÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores

  • Samilo TAKARA UNIR

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6140

Palavras-chave:

Educação, Mídias, Ensino Remoto Emergencial, Práticas Pedagógicas, Estudos Culturais

Resumo

Este texto problematiza as condições para pensar o trabalho docente em contexto do Ensino Remoto Emergencial e as complexidades dessa relação com os usos de mídias e as possibilidades pedagógicas. A questão que orienta essa discussão é: quais as possibilidades pedagógicas possíveis nas condições impostas pela necessidade do distanciamento social como medida de inibição dos contágios pela COVID-19? Desse modo, o objetivo geral deste estudo é: problematizar as condições do trabalho pedagógico no contexto pandêmico. A discussão é resultado de uma reflexão qualitativa, exploratória e de cunho bibliográfico e é amparada pelos Estudos Culturais em Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACCORSI, Fernanda Amorim; TAKARA, Samilo. Vírus, telas e janelas: ensino remoto, mídias e estudos culturais. In: TAKARA, Samilo; BARROS, Josemir Almeida; HILÁRIO, Rosangela Aparecida (Orgs.). (Rel)Atos Educativos: experiências e perspectivas em pesquisa. Porto Velho/RO: Edufro, 2021. (179-197). DOI: https://doi.org/10.47209/978-65-87539-51-5.p.179-196

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? In: AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Trad. Vinícius Castro Honesko. Chapecó/SC: Argos (Unochapecó), 2009. (p. 57-73).

BONIN, Iara; RIPOLL, Daniela; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna; SANTOS, Luis Henrique Sacchi dos. Por que Estudos Culturais? Educação & Realidade. v. 45. N. 2. Porto Alegre: UFRGS, 2020. (1-22). DOI: https://doi.org/10.1590/2175-6236100356

BRASIL, Constituição Federativa da República do Brasil. Distrito Federal: Imprensa Nacional, 1988.

BUCKINGHAM, David. Cultura Digital, Educação Midiática e o Lugar da Escolarização. Educação & Realidade. v. 35, n. 3, 2010. (37-58).

CANCLINI, Néstor García. Diferentes, desiguais e desconectados. 2. ed. Trad. Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Que emoção! Que emoção? Tradução Cecília Ciscato. São Paulo: Editora 34, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de Pesquisa. 4.ed. Atlas: São Paulo, 2002.

GIROUX, Henry A., Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

HAN, Byung-Chul. A sociedade da transparência. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis/RJ: Vozes, 2017.

HAN, Byung-Chul. No enxame. Notas sobre o digital. Petrópolis/RJ: Vozes, 2018.

JOHNSON, Richard. O que é, afinal, Estudos Culturais? In: SILVA, Tomaz Tadeu da. (Org.). O que é, afinal, Estudos Culturais? 3. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. (7-131).

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Trad. Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: Uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis/RJ: Vozes, 1997.

MARQUES, Ana Martins. O livro das semelhanças. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MORAES, Vinícius de. Soneto da Separação. Inglaterra, 1938. Disponível em: https://www.viniciusdemoraes.com.br/pt-br/poesia/poesias-avulsas/soneto-de-separacao. Acesso em: 20 set. 2021.

PITTY. Letra da música Admirável Chip Novo. Disponível em: https://www.letras.mus.br/pitty/admiravel-chip-novo/. Acesso em: 20 set. 2021.

SANTOS, Boaventura Sousa. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra/PT: Almedina, 2020.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. 7 reimp. São Paulo: Cortez, 2008. (117-126).

SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

VEIGA-NETO, Alfredo. Educação e Pós-Modernidade: impasses e perspectivas. Aula Inaugural no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PPG-Educação/PUC-Rio), 2005. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/site/educacaoemquimica/files/2011/03/Educacao-e-Pos-Modernidade.pdf. Acesso em: 31/03/2014.

VEIGA-NETO, Alfredo. A hipercrítica: mais uma volta no parafuso IV. Momento: diálogos em educação. v. 29, n. 1. FURG: Rio Grande/RS, 2020 (16-35). DOI: https://doi.org/10.14295/momento.v29i1.9691

Downloads

Publicado

2022-03-25

Como Citar

TAKARA, S. (2022). ENSINO EM CONDIÇÕES REMOTAS E OS DESAFIOS DESTE TEMPO: PROBLEMÁTICAS PEDAGÓGICAS. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(2), 9–23. https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6140