Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-03-25. Leia a versão mais recente.

REDEFINIÇÕES DAS AÇÕES DO PIBID NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19

Autores

  • Cleuza Regina Balan TABORDA

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6141

Palavras-chave:

Formação Docente, Pibid, Ensino Remoto

Resumo

Este artigo tem por finalidade socializar as ações desenvolvidas junto ao Projeto de Pesquisa que se constitui em uma pesquisa de demanda espontânea denominado: “Ações do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência nos anos iniciais da Educação Fundamental, em defesa do direito da alfabetização na perspectiva dos letramentos” aprovado pela Portaria nº 247/2000 e prorrogado pela Portaria nº851/2021. A pesquisa objetiva analisar os problemas de aprendizagem dos estudantes matriculados no ciclo da alfabetização e II ciclo do ensino fundamental das escolas parceiras dos subprojetos vinculados ao Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/2020/202). Objetiva ainda, oportunizar aos Bolsistas de Iniciação à Docência (ID) dos subprojetos de Iniciação à docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental, aprovado no Edital Pibid n° 01/2020/CAPES, para o curso de pedagogia ofertado na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus de Juara, aprofundamento teórico, conceitual, metodológico e vivências práticas por meio da aproximação das especificidades requeridas pelo processo de alfabetização na perspectiva dos letramentos. Adotou-se uma abordagem qualitativa com enfoque na pesquisa-ação/intervenção. Contudo, diante da pandemia que assolou o mundo em decorrência do Covid-19 as ações e estratégias do PIBID tiveram que ser redefinidas e readequadas diante das exigências e necessidades dos protocolos sanitários estabelecidos pelos sistemas em que as aulas presenciais foram substituídas por atividades não presenciais, por meio do ensino remoto emergencial. Esta nova modalidade possibilitou aos sujeitos envolvidos compreenderem os desafios e a multidimensionalidade que envolve a ação pedagógica na tentativa de garantir os direitos de aprendizagem dos educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Parecer CNE/CP, 5/2020 homologação publicada no DOU 01/06/2020, Seção 1, p. 26. e, Seção 1, Pág. 32 1º/6/2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

GATTI, Bernadete Angelina. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. In: Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 98, p. 85-90, ago, 1996. Disponível em: < http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/798>. Acesso em: 30 jul. 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002.

SACAVINO, Susana Beatriz; CANDAU, Vera Maria. Desigualdade, conectividade e direito à educação em tempos de pandemia. In. RIDH | Bauru, v. 8, n. 2, p. 121-132, jul./dez., 2020. (15). Disponível em <https://www2.faac.unesp.br/ridh3/index.php/ridh/article/download/20/10>. Acesso 28 de jul. 2021.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985.

MATO GROSSO. Resolução Normativa n. 003/2020-CEE/MT. Dispõe sobre as Normas de Reorganização do Calendário para o Ano Letivo de 2020, a serem adotadas pelas instituições pertencentes ao Sistema Estadual de Ensino, em razão da Pandemia da COVID-19. Cuiabá, MT, 2020.

OMS. Organização Mundial da Saúde. Folha Informativa - COVID-19 (histórico da pandemia de covid). Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19> Acesso em: 2 ago. 2021.

Downloads

Publicado

2022-03-25

Versões

Como Citar

TABORDA, C. R. B. (2022). REDEFINIÇÕES DAS AÇÕES DO PIBID NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(2), 24–39. https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6141

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)