EFEITOS DA COVID-19 E DISTANCIAMENTO SOCIAL NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DILEMA DO PARECER DO CNE

Autores

  • Thays Aparecida RAMOS

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6142

Palavras-chave:

Aprendizagem, Criança, Educação Infantil, Covid-19

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar os efeitos e impactos do distanciamento social na aprendizagem da criança da educação infantil, tomando como objeto de análise o posicionamento do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a Educação Infantil em seu Parecer. Para tanto, confrontou-se esse Parecer com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Foram selecionadas normativas e orientações dos órgãos governamentais brasileiros para a educação no período de pandemia, consultados em sites oficiais do Governo e materiais que tratassem do assunto, disponibilizados na internet no período de março a setembro de 2020. Percebeu-se que o Parecer do CNE desconsiderou muitos aspectos referentes as especificidades do processo educacional na Educação Infantil, replicando mais as aspirações adultas, uma vez que se preocupou muito com a forma de distribuição das atividades e com os conteúdos a serem ofertados. Não houve estudo prévio para identificar as condições emocionais, econômicas, sociais e culturais das crianças atendidas. Esta lacuna poderá influenciar no aprendizado escolar na etapa seguinte, pois as drásticas mudanças na rotina e ambiente da primeira infância durante a pandemia, já apontam para alguns aspectos de impacto direto no desenvolvimento integral infantil.

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Publicado

2022-03-25

Como Citar

RAMOS, T. A. (2022). EFEITOS DA COVID-19 E DISTANCIAMENTO SOCIAL NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DILEMA DO PARECER DO CNE. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(2), 40–50. https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6142