EDUCAÇÃO PARA RESSOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL NOVA CHANCE EM JUARA-MT: TRAJETÓRIA E DESAFIOS DOS PROFESSORES

Autores

  • Elaine Rodrigues de Souza BASSIQUETI
  • Oseias Carmo NEVES

DOI:

https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6146

Palavras-chave:

Narrativas orais, Educação, Ressocialização, EJA, Desafios

Resumo

O objetivo desse artigo é resgatar a trajetória e desafios dos professores da Escola Estadual Nova Chance na cidade de Juara-MT. Nesta perspectiva, utilizamos as metodologias da história oral, a partir daquilo que defende Portelli (1997) e Alberti (2005) e história do tempo presente, com base em Cardoso e Vainfas (2012). Para tanto, foram realizadas entrevistas com os professores que atuaram na Escola Estadual Nova Chance e o profissional de Ensino Superior- Pedagogo da unidade prisional de Juara-MT, que desenvolvem seus trabalhos educativos nesta instituição. As entrevistas foram realizadas através do aplicativo WhatsApp no uso de áudios, em decorrência do período pandêmico. A partir das narrativas foi possível perceber que ao longo das trajetórias de trabalho, os profissionais enfrentaram diversos desafios e dificuldades para o desenvolvimento dos trabalhos na referida instituição, especialmente ao que se refere a infraestrutura da unidade escolar.

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Publicado

2022-03-25

Como Citar

BASSIQUETI, E. R. de S. ., & NEVES, O. C. . (2022). EDUCAÇÃO PARA RESSOCIALIZAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL NOVA CHANCE EM JUARA-MT: TRAJETÓRIA E DESAFIOS DOS PROFESSORES. Revista De Educação Do Vale Do Arinos - RELVA, 8(2), 95–108. https://doi.org/10.30681/relva.v8i2.6146